Análise BD – “Planeta Satélite 02” – Coabitar mundos paralelos e não saber
“Planeta Satélite 02”, é uma obra que introduz o leitor a uma variedade de sentimentos nas histórias separadas que projeta, e que simultaneamente descreve atentamente o ofício que é ser ilustrador e autor de BD. Enredos isolados que transparecem o habitat de trabalho do criador.
Uma antologia de banda desenhada, pelas mãos e cabeça de Ricardo Baptista. O artista que desde cedo sofre de um gosto natural e de um talento inato para o desenho. Apostou nas suas ideias apresentando-se na Amadora BD pela primeira vez em 2012, repetindo o feito em 2013 e 2015. Já em 2017, expõe na Comic Con Portugal, alguns dos seus trabalhos, acabados e inacabados, inclusive o primeiro volume do “Planeta Satélite” – uma banda desenhada muda, e o seu primeiro “Tiny Comics” – Tiras humorísticas.
A partir desta coletânea de BD curta, sentimentos como solidão, nostalgia e horror são retratados. Os vários títulos apresentados: “A Cidade de Dis I”, “Retrato”, “Dream Sequence”, “Hipnotopia I” – demonstram principalmente o contraste da força interior vs a capa exterior, são fantasias urbanas com premissas reais.
A arte exprime brutalidade, de traço mais duro na maioria das histórias. O preto e o branco reinam como é natural. Apesar deste hábito de engrossar as expressões e gráficos, os cenários são requintados ao ponto de carregarem matérias distintas e conectá-las com fundos parentes.
O tempo e espaço são aleatórios, em 28 páginas, contudo a mensagem é certa, ainda que vinda de caves que podem estar fora das bancas, entendemos com clareza que aqui se manifesta o nevoeiro da ausência, a falta de inspiração, que subitamente desperta e *click* dá frutos de todos os géneros e gostos.
Podem seguir este projeto no instagram, pelo nome de: planetasatelite.
Autor: Ricardo Baptista
Ilustração: Ricardo Baptista
Argumento: 7
Arte: 7
Legendagem: 7
Veredito final: 7
Título: Planeta Satélite nº 2
Autor: Ricardo Baptista
Editora: Planeta Satélite
Encadernação: capa mole
24 páginas a preto e branco
Dimensões: 170 x 260 mm
PVP: 4,00€
Podes comprar o Planeta Satélite nº 2 nas lojas de especialidade da sua zona (Kingpin Books, Mundo Fantasma, Dr. Kartoon e Kult Games), em https://planetasatelite.
YesterMorrow – Gameplay
Atriz e professora. Da marginalidade à pureza gosto de sentir tudo. Alcanço o clímax na escrita. Sacio-me com a catarse no teatro. Adiciona-se uma consola, um lightsaber, eye makeup quanto baste e estou pronta a servir.*De fundo ouve-se Fix of Rock’n’Roll, de The Legendary Tigerman*