Análise BD – “Holy” #1 e 2 – O batismo dos infelizes
A RKComics, selo editorial de Rafael Marques e Katiurna, lançou a banda desenhada “Holy” em formato físico, uma série que se encontra também em publicação digital no site Comixology, em língua inglesa.
Rafael Marques, é músico e um gamer compulsivo, é o argumentista, não só desta obra, mas também da coleção de webcomics A Vida aos Quadradinhos, para além de escrever é simultaneamente ilustrador da série No Limbo.
Katiurna (aka Catarina Silva), tem os seus desenhos publicados em zines, tais como “Venham+5” e “E-zine de Ficção Científica”, e expostos na Casa da Cultura em Beja e no Museu José Malhoa nas Caldas da Rainha. É a ilustradora da série de webcomics A Vida aos Quadradinhos. É igualmente tatuadora, em Lisboa.
A teia destes dois volumes, desenvolve-se em torno do agente/guarda-costas/anjo da guarda Cartwright, e de todo um enredo de personagens, mais ou menos amigáveis que o rodeiam. Começando pela empresa onde trabalha, Eden Enterprises, até aos seus clientes e a respetiva família escolhida pelo mesmo.
A história ganha forma através das dúvidas, a fé é a chave para as ações do nosso protagonista. Outrora temente a Deus, atualmente este questiona o propósito das suas missões na salvaguarda da humanidade. O que vale mais: A alma ou a moeda?
O leitor observa um mundo corrupto e ganancioso, ainda que gerido por entidades celestes… Onde mora afinal a justiça? Estarão os rebanhos do Senhor perdidos ou apenas mal guiados?
De facto, ficamos intoxicados de perguntas, as respostas são a hóstia para as relações instáveis e subversivas descritas no livro. Uma coisa é certa, cada ação, interjeição ou imobilidade, têm e terão sempre reações.
Visualmente, o estilo da arte, lembrou-me o jogo “Borderlands”, até pela própria apresentação das personagens, o toque do humor negro também impulsionou esta comparação.
A trama é exposta a preto e branco, no fundo, atua em sintonia com os atos e gestos implacáveis registados na narrativa, a responsabilidade de prestar serviço, estar ativo, picar o ponto numa demanda moral, numa demanda obrigacional e numa demanda espiritual, são polos ativos no jogo dramático desta série.
Autores: Rafael Marques, Katiurna
Ilustração: Katiurna
Género: Banda Desenhada, Ação, Fantasia
Editora: RKComics
Argumento: 7
Arte: 7
Legendagem: 6
Veredito final: 7
Para adquirir em formato físico basta contactar através do email: rk22comics@gmail.com
Atriz e professora. Da marginalidade à pureza gosto de sentir tudo. Alcanço o clímax na escrita. Sacio-me com a catarse no teatro. Adiciona-se uma consola, um lightsaber, eye makeup quanto baste e estou pronta a servir.*De fundo ouve-se Fix of Rock’n’Roll, de The Legendary Tigerman*