Marterclass de arte digital gratuito, em São Domingos de Rana

Os ilustradores Daniel Maia e Susana Resende, irão administrar um masterclass de arte digital, dedicado à banda desenhada, a 18 de Novembro na Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana.
Masterclass de arte digital
A masterclassVerve Digital tem como intuito de iniciação à banda desenhada, esboço, desenho e cor, em ambiente computorizado, demonstrando a ampla variedade de experiências e oportunidades criativas, bem como os processos e métodos inerentes a este género de produção.
A curso será dividido em duas partes:
1º Módulo (2h30)
Focado em planificação e desenho de BD, os formandos são introduzidos nas bases e principais regras da narrativa sequencial, e aplicação destas a modo de produção digital, com referências a hardware e software, a processos criativos e diversas técnicas, acompanhando a produção de uma prancha de banda desenhada da concepção à finalização.
2º Módulo (2h30)
Focado em produção de meio-tons e cores aplicadas a BD, os formandos são introduzidos nas bases do uso da cor, meios-tons e filtros gradientes, e aplicação destes a produção digital, com referências a hardware e software, a problemáticas inerentes a pintura digital versus tradicional, passando por diversos processos criativos e técnicas, exemplificando as várias abordagens possíveis à coloração digital em banda desenhada.
Grátis

18 Novembro
10h30 – 13h00 | 14h00 – 16h30
Público alvo: Artistas amadores e pessoas interessadas em introdução à arte sequencial/BD
Máximo: 20 participantes, com idade superior a 15 anos

Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana Rua das Travessas. Bairro do Moinho. Massapés, Tires
2785-285 São Domingos de Rana

Inscrições: Através do formulário

Informações: 214 815 403/4 | [email protected]
Daniel Maia é autor de banda desenhada, representado no mercado de comics pela Chiaroscuro Studios, e ilustrador publicitário. Activo no sector desde 1995, foi distinguido com o Prémio da Crítica Especialidade para Autor Revelação (1995), Melhor Desenho Nacional (2006), e na ChesterQuest – uma busca de talentos mundial pela Marvel Comics (2008), entre outros. Desenhou para a Dark Horse Comics e é co-autor da BD O Infante Portugal.
Susana Resende é artista plástica, formada na FBAUL e especializada em desenho na SNBA, e ilustradora editorial. Tem percurso em galerias de arte, com ênfase em pintura, e publicou várias bandas desenhadas curtas em revistas, tendo sido nomeada para Melhor Obra Curta (2014) pela sua BD de estreia (obteve o 2º lugar). Ilustrou os projectos O Infante Portugal e Aurora Boreal, e, recentemente, o livro Contos de Sabedoria.