Crítica: Cinema – “The Bleeder – O Verdadeiro Campeão”, de Philippe Falardeau

“The Bleeder – O Verdadeiro Campeão“, realizado por Philipe Falardeu, é um filme biográfico sobre a história de Chuck Wepner, boxeur de peso-pesado, que serviu de inspiração para a saga “Rocky“.

The Bleeder - O Verdadeiro CampeãoO  filme retrata a história de Chuck (Liev Schreiber), um  vendedor de bebidas na cidade de Nova Jersey e boxeur de peso-pesado, treinado por Al Braverman (Ron Perlman), que numa altura da carreira é chamado a defrontar o campeão Muhammad Ali (Pooch Hall). Após o combate de quinze rondas, Chuck é chamado de campeão pelo facto de ter aguentado até ao fim. Impressionado pela história e feito histórico de Chuck, uma produtora de Hollywood resolve fazer um filme inspirado na vida dele, dando como título “Rocky“.

Escrito por Jeff FeuerzeigJerry StahlMichael ChristoferLiev Schreiber, esta narrativa não só nos conta a história de Chuck Wepner, mas também tudo o que a fama e a fortuna pode gerar a quem não consegue gerir o dinheiro que tem e que não tem, e a sua vida real.

The Bleeder - O Verdadeiro Campeão

O facto de existir essa dificuldade em gerir isso tudo, Phyliss (Elizabeth Moss) acaba por se divorciar de Chuck. Nesse momento baixo da vida dele, é apoiado por Linda (Naomi Watts).

 

O papel da mulher neste filme, e na vida real deste desporto, é tão ou mais importante que do lutador, dando então a estabilidade e controlo emocional necessário para que corra tudo bem.

Classificação: 8/10

João Maria Calheiros