O regresso de Álvaro, com “Conversas com os putos”

“Conversas com os putos”, de Álvaro, será apresentado o no XIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, dia 28 de Maio (Domingo), às 15h30, no Cine-Teatro Municipal Pax Julia, com a participação do autor e do editor, Rui Brito.

Conversas com os PutosO que é um explicador? É alguém que tenta meter na cabeça dos alunos aquilo que não apreenderam na escola. O que é um aluno? É alguém que passa várias horas por dia em frente de um professor, à espera do toque de saída. O que é um professor? É alguém encarregue de manter turmas de quase trinta alunos numa sala e que ainda tem de tentar dar-lhes aulas, até ao dia em que mete baixa psiquiátrica sendo, semanas depois, substituído por alguém que até há pouco tempo ainda era aluno. O que é este livro? É uma compilação de supostos diálogos entre um explicador de Geometria Descritiva e os seus alunos.

O propósito desta obra não é o de insultar os alunos (por muito que apeteça ao autor). Não. É o de olhar para uma geração heterogénea de miúdos que dentro de poucos anos estarão a trabalhar, nas filas do Instituto do Emprego e Formação Profissional, a votar, a ditar o que as TVs transmitem e que (esta parte é importante) nos irão pagar a reforma.

Conversas com os putos

Conversas com os putos
Argumento e desenhos: Álvaro
64 páginas, p/b, capa brochada com badanas
22 x 16,5 cm, €7,90 (IVA inc.)
Colecção: De Bom Humor, nº 8
Polvo, Junho 2017

Conversas com os putos

O AUTOR

Álvaro nasceu em 1970. Em 1993 licencia-se em Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, actividade que exerceu a tempo inteiro até finais da década de 90, tendo paulatinamente vindo a passar-se da elaboração de projectos de licenciamento para as aulas de formação profissional a adultos e de explicações a adolescentes.

Na área da Banda Desenhada já tem umas coisas editadas. “Sexo, Mentiras e Fotocópias”, “Balcão Trauma” (2 Vols.) e “No Presépio…”, este com argumento de José Pinto Carneiro e contemplado no Amadora BD 2014 com o prémio “Melhor Álbum de Tiras de Humor”.

Pode ser googlado por alvarocartoon.

Fonte: Polvo