É hoje apresentado A LEOA, de Anne-Caroline Pandolfo e Terkel Risbjerg

A G.Floy irá lançar hoje no Festival de Beja o álbum A LEOA, de Anne-Caroline Pandolfo e Terkel Risbjerg – os mesmos autores de O Astrágalo, já editado por nós. O lançamento decorrerá no teatro Municipal Pax Julia, hoje, Sábado dia 27, pelas 16h15, com a presença dos autores, e será seguido duma sessão de autógrafos.

A LEOA: Um Retrato Gráfico de Karen Blixen Anne-Caroline Pandolfo (argumento) e Terkel Risbjerg (desenho)O livro será distribuído em livrarias em data a anunciar, durante o mês de Junho.

A LEOA: Um Retrato Gráfico de Karen Blixen

Anne-Caroline Pandolfo e Terkel Risbjerg – os autores de O Astrágalo – apresentam um retrato audacioso e imaginativo de Karen Blixen, a autora de “África Minha” e “A Festa de Babete”, uma das mulheres mais livres e originais da primeira metade do século 20, e que deixou uma marca indelével e complexa na cultura do seu país, a Dinamarca.

A vida (ou as vidas) da Baronesa Karen Blixen desfila à nossa frente neste álbum. Desde uma infância com um pai adorado mas muito ausente, um aventureiro nunca satisfeito, e com uma mãe encerrada na mentalidade conservadora da Dinamarca do final do século XIX, até uma aventura desesperada para escapar a um destino que lhe tinha sido traçado, burguês e aborrecido: aceita casar com o Barão Bror Blixen, e tomar as rédeas de uma plantação de café no Quénia… onde descobrirá uma paixão louca, o seu grande amor africano… até ao seu regresso à Dinamarca e à sua coroação como autora literária famosa.

A LEOA: Um Retrato Gráfico de Karen Blixen Anne-Caroline Pandolfo (argumento) e Terkel Risbjerg (desenho)A LEOA: Um Retrato Gráfico de Karen Blixen Anne-Caroline Pandolfo (argumento) e Terkel Risbjerg (desenho)
A LEOA: Um Retrato Gráfico de Karen Blixen Anne-Caroline Pandolfo (argumento) e Terkel Risbjerg (desenho)A LEOA: Um Retrato Gráfico de Karen Blixen Anne-Caroline Pandolfo (argumento) e Terkel Risbjerg (desenho)

A LEOA: Um Retrato Gráfico de Karen Blixen
Anne-Caroline Pandolfo (argumento) e Terkel Risbjerg (desenho)
G.Floy Studio
Formato álbum, 20,5 x 28, capa dura, 192 pgs. a cores.
PVP: 17,99€

Anne-Caroline Pandolfo e Terkel Risbjerg trabalham juntos há alguns anos, em adaptações à banda desenhada de livros vários, e em projectos próprios. Anne-Caroline Pandolfo é ilustradora e argumentista; um encontro fortuito com produtores de filmes leva-a a realizar duas curtas-metragens animadas para crianças, e isso vai encorajá-la a continuar esse trabalho criativo na banda desenhada. Terkel Risbjerg é um artista dinamarquês que estudou cinema e filosofia em Copenhaga, e acabou por se fixar em França, onde trabalhou alguns anos em animação, tendo trabalhado nomeadamente em Le Chat du Rabin e na série Yakari. Juntos, assinaram já cinco romances gráficos: O Astrágalo (já editado pela G.Floy), bem como Mine: Une Vie de Chat, Le Roi des Scarabées, e mais recentemente Perceval, adaptação do Romance de Perceval, publicado nas Éditions Le Lombard – e este A Leoa. Para o seu próximo projecto, adaptarão para BD o célebre romance Serena, de Ron Rash.

“Redescoberta pelo grande público pela ocasião da estreia do filme Out of Africa (1985), a autora dinamarquesa não se pode reduzir a um único romance. E é isso que demonstram Anne-Caroline Pandolfo e Terkel Risbjerg com A Leoa. Morta aos setenta e sete anos, Karen Blixen no fim apenas viveu dezassete anos na sua fazenda de Mbogani! (…) Um álbum que não é bem uma autobiografia no sentido estrito, mas sim um álbum que retoma os princípios do conto, em que a singularidade do destino da heroína é entendida através do olhar das fadas totémicas que se aproximaram do seu berço e zelaram para que ela se tornasse quem acabou por ser.”

Anne-Caroline Pandolfo Terkel Risbjerg

Chroniques BD Gest

Entrevista dos autores ao célebre programa de TV Francês La Grande Librairie! apresentado por François Busnel

Fonte: G. Floy