BD: Crowdfunding – Ajuda “STEM Heroes” a tornar-se uma realidade

STEM heroes é uma nova série de mangá sobre ciência pela cientista Ana Veríssimo e está neste momento no Kickstarter para que fãs e leitores possam ajudar à sua publicação.

As personagens principais são quatro estudantes que adoram ciência e cada uma é especialista numa área STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). A Mari prefere biologia e genética, a Jun vê o mundo em números e fórmulas, a Miki adora construir e desmontar engenhocas e a Yui passa o tempo agarrada ao computador a programar. Cada livro será uma aventura numa área STEM difrente, mostrando a aplicação prática de conceitos científicos.

O primeiro livro da série terá uma versão inglesa e uma versão japonesa e o lançamento está previsto para o final de maio.

De momento, está a decorrer uma campanha no kickstarter (https://www.kickstarter.com/projects/1501794305/stem-heroes-manga-book-1), mas os livros vão ser publicados independentemente do resultado da campanha.

Dependendo do interesse, poderá haver brevemente uma versão portuguesa!

A série serve também como um intercâmbio cultural. Não só todas estas aventuras de coragem e inteligência são lideradas principalmente por personagens femininas (o queé especialmente novo para o publico japonês), mas elas também tem hobbies japoneses (instrumentos musicais e desportos), o que mostra a cultura japonesa ao publico não japonês. Alem disso, as circunstancias sociais são também muito japonesas e ao longo dos livros vários termos serão explicados, como por exemplo “otaku”, que são pessoas consideradas um pouco isoladas, que gostam de videojogos e computadores.

Stem HeroesUm excerto do argumento:
Miki: Ok, Jun, tens que ir falar com ele e trazer uma amostra de cabelo.
Aqui tens uma tesoura e um saco.
Jun: Eu?? Porque eu?
Miki: Entao… Eu nao sou propriamente uma barbie.
A Mari provavelmente vai distrair-se com o bolo que ele tem na mao…
Mari: Oooh, tem bom aspecto sim senhora!
Miki:… Ves?
E a Yui… bem… ela e a sua personalidade cintilante… hum…
Yui: Hum, pois!
Jun: Ok, esta bem. Eu vou.
Mari: Cuidado, ele e tao perigoso!
Miki: Mari, shh!A Jun vai falar com o Tanaka-san, com um ar pouco a vontade, escondendo a tesoura e o saco plastico atras das costas
Jun: Ola! Desculpe?
Ele para e vira-se, surpreendido.
Jun: Erm… Voce e o novo professor de matematica?
Tanaka-san: Nao.
Ele vira as costas e continua a andar
Jun: Oh, espere! Mas erm…
Entao… sabe onde posso encontra-lo?
Ele vira a cabeca mas nao o corpo, com cara de poucos amigos(…)