Cinema: ESTÁ AÍ O 37º FANTASPORTO A PARTIR DE 24 de FEVEREIRO

E O PRÉ FANTAS, A PARTIR DO DIA 20…

A 37ª edição do FANTASPORTO – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO PORTO, decorrerá entre os dias 20 de Fevereiro a 5 Março de 2017 no Teatro Municipal Rivoli. Um Festival jovem considerado um dos mais importantes do mundo, quer a nível da inovação, pesquisa de novos valores e de cinematografias afastadas dos nossos circuitos de distribuição, dando lugar ao cinema independente e ao cinema fantástico.

A promoção do novo cinema português complementa a programação onde os Q&A são fundamentais, aproveitando a presença dos mais de 200 convidados ligados aos filmes a apresentar, muitos deles em Antestreia Internacional, Europeia ou até Mundial. As secções competitivas, manter-se-ão. O Cinema Fantástico, a Semana dos Realizadores Manoel de Oliveira, o tradicional Oriente Express e o Prémio de Cinema Português, isto para além das homenagens e retrospectivas constituirão naturalmente o prato forte de mais esta edição do Festival.
No Sector Retrospectivo o destaque vai para a inédita amostragem em Portugal do Cinema de acção de Taiwan, para o também pouco conhecido cinema de Terror da Argentina. Vamos igualmente poder ver, em parceria com a TV Globo, episódios inéditos de três séries e novelas criadas no âmbito do Fantástico, o que trará ao Porto nomes conhecidos da televisão em Portugal. Workshops, sobre a escrita de guiões e a estrutura deste tipo de audiovisual serão motivo de interesse para as escolas de cinema que, para além de participarem no Prémio de Cinema Português, terão aí oportunidade de melhor conhecerem os meandros das técnicas e sucesso criadas pelos brasileiros para este tipo de produto.  Manter-se-á o Mercado do Filme Fantástico com a presença de diversas produtoras e distribuidoras Mundiais.
Como novidade, o acesso ao Festival poderá ser feito não só através do tradicional bilhete como de Passes para todo o certame, para os fins de semana ou mesmo só para um dia, a preços especiais.

MAIS DE DUAS CENTENAS DE CONVIDADOS LIGADOS AOS FILMES PRESENTES NO FESTIVAL  

  Na 37º edição do Festival Internacional de Cinema do Porto- Fantasporto, a presença de inúmeros convidados s que acompanham a antestreia dos seus filmes,  é um indicativo da qualidade e interesse nacional e internacional do  Fantasporto. Esta vinda de tantos  visitantes  é também uma expressão do valor cultural e turístico de um evento  que marca a cidade do Porto há muitos anos.
É sobretudo um bom  indicador da projecção  no estrangeiro do Fantasporto quando os  responsáveis maiores dos filmes seleccionados, ou seja os produtores, realizadores e actores, se deslocam ao Porto para apresentar, promover e eventualmente, vender os seus filmes.
Assim, e na linha das centenas de convidados  que habitualmente acompanham o Fantasporto  em cada edição, aqui ficam alguns nomes  dos Convidados de 2017.
Primeiramente, dos filmes da Selecção Oficial, teremos entre muitos outros, Liam Gavin, realizador de “A Dark Song” (Irlanda), Santiago Dellape, realizador e o argumentista Davi Mattos de “ A Repartição do Tempo” (Brasil),  Sanghak Lee, realizador de “Asphalt” (Coreia do Sul) ou “Bloodlands” da Australia/ Albânia,  com Steven Kastrissios,  realizador , Dritan Arbana, produtor e ainda dez actores albaneses e australianos do filme, uma das grandes embaixadas nesta edição que se inicia a 20 de fevereiro para os portuenses e a 24 de Fevereiro para o Mundo.
Destaque ainda para o grupo de oito pessoas do filme “Caught”(GB)  constituído por Jamie Patterson realizador, Jeremy Davis , produtor, Christina O’Shea  Daly, produtora , April Pearson, actriz principal e Cian Barry, actor e alguns mais, representando o filme  que tem Antestreia Mundial  no Fantasporto.
Também presente vai estar a realizadora de “Dearest Sister”, Mattie Do  que vai apresentar a primeira longa metragem do Laos. Por “Neil Stryker and the Tyrant of Time” (Estados Unidos) vem um delegação também numerosa, desde  Rob Taylor, realizador, argumentista e actor principal, Jordana Ansley,  actriz e Meghan Doone, actriz, num grupo  de sete participantes no filme .
Também ao Porto vem Suzanne Alison, a realizadora de “Division 19” (EUA/GB) e quatro membros da crew, uma saga de ficção científica  também em Antestreia Mundial. A acompanhar “Heart of Stone”  (Alem) vem Johannes Naber,  o realizador, e da Grécia chega um portentoso relato sobre a crise económica recente com “Lines” e o seu realizador Vassilis Mazomenos, já premiado no Fantasporto, que será acompanhado pelo produtor do filme.
Vencedora do grande prémio do Fantasporto de 2016, a Hungria apresenta “Loop”,  que vem acompanhado do seu realizador Isti Madarasz, e ainda “The Citizen”, recentemente exibido no festival de Sundance e um dos filmes mais esperados.  Do Prémio de Carreira de 2107, Ate de Jong, vamos poder ver “Love is Thicker Than Water” (GB) apresentado pelo próprio realizador.  E Gabriel Kalim Mucci apresentará ao vivo o seu Lunatique”.
“Land of Light”, (Síria/ Turquia/Alem) é, talvez, a primeira ficção feita sobre a guerra  na Síria e como lidam com ela as crianças sírias, uma questão a esclarecer com o realizador David Ruf . “Hada”, uma história aterradora, terá cá o seu realizador Tony Morales (Esp)  e de Israel vêm  os dois realizadores, Gal Zelezniak e Tal Goldberg, o produtor Amir Manor e Noam Gelbhart , director de efeitos visuais.
Das Filipinas, com “Saving Sally”, uma interessantíssima viagem pela imaginação, feita em co-produção com a França, vem ao Fantasporto o realizador Avid Liongoren e uma pequena delegação. “The High Frontier” (Polónia) traz Wojciech Kasperski, o seu realizador, e “The White King”  (GB) , sobre uma sociedade muito perturbadora,  com Jonathan Price no principal papel, vêm os seus realizadores, Alex Helfrecht e Jorg Tittle, para além de cerca de 10 pessoas da equipa do filme protagonizado por Janathan Price e Greta Scachi. Para apresentar “You’re Gonna Die Tonight “ vem ao Porto o realizador Sergio Morcillo, e por “Cenizo” estará o realizador  Jon Mikel Caballero, isto para além de mais representantes dos filmes, todos vindos de Espanha.
Virá ainda Jorge António, realizador de “A Ilha dos Cães” (Portugal/Angola), em Antestreia Mundial, o último trabalho do actor Nicolau Breyner que recebeu o Prémio Carreira do Fantasporto em 2016, uns meros 8 dias antes da sua morte. José Pedro Lopes, realizador, virá apresentar o seu “ A Floresta das Almas Perdidas”, outra Antestreia Mundial. E conta-se ainda com a produtora Pandora da Cunha Teles que apresentará a longa metragem “Comboio de Sal e Açucar”. Destes filmes, actores e produtores acompanharão as suas antestreias no Porto. Da Suiça chega ao Fantasporto o realizador português Pedro Joaquim com “Rewind”, um produção falada em alemão que também será exibida em Antestreia Mundial.
Destaque especial para a presença da actriz premiada  Nahed el Sebai, do filme “Sins of the Flesh” (Egipto), uma história de adultério no ambiente tenso da Primavera egípcia.

DO BRASIL….
Ainda a representação da TV Globo (Brasil) merece nota, com as presenças das actrizes  Marina Ruy Barbosa (“ Amorteamo”) e Mariana Ximenes (”Super Max”) e da conhecida argumentista Gloria Perez,  (”Dupla Identidade”), vencedora de um Emmy,  bem como, entre outros, do produtor Gustavo Gontijo.


TFAW – A melhor loja para encomendar comics?!

Subscreve o nosso canal de youtube: inscreve-te no youtube


DE PORTUGAL
Entre os portugueses saliente-se a presença, entre outros, de Luís Miranda,  Rodolfo Herrero, Luís Pedreira, Ana Sofia Luís, Daniela Fonseca, Tiago Machado, João Peixoto, David Gonzalez, Virgílo Pinto, Francisca Vilela , Carlos Seixas, Iolanda Pinheiro-, José Lima, Rodrigo Morais, Bárbara Araújo, Hugo Antunes, Silvana Valente, Diogo Pereira,  Mariana Mendes, Filipe Pires, Afonso Alves, Paulo Nunes, Diana Reis, Joana Santos, Nitucha de Oliveira, Inês Filipa Bessa, Tiago Pimentel, Rui Oliveira, Guilherme Nogueira, Manuel Rodrigues, David Rodrigues, Leonor Lima, André Amaral, João Araújo, Paulo Zumach, Inês Carrola, Ana Luísa Braga, Francisco Afonso, João Carvalho, Paulo Ferreira, Ricardo Monteiro, Gonçalo Robalo, Pedro Senna Nunes, João Fortunato, Belmiro Ribeiro, Eric Reis, Ana Rita Ribeiro,  Rui Mendes, Inês S. Pinto, Pedro Pimentel , Rafael Neto , Tiago Machado, Ricardo Calado, António Magalhães, David Rebordão, Joana Maria Sousa ou João Lourenço, além de Susana Sousa Dias, em representação do  filme do realizador António de Macedo, “ O Segredo das Pedras Vivas” que, por razões de saúde, não se deslocará ao Porto. Com todos eles virão membros das equipas dos filmes.

O JURIS DO FESTIVAL
A estes junte-se ainda os membros dos Júris, na competição de Cinema Fantástico: Cashell Horgan- realizador do já multi-premiado “The Clockmaker’s Dream”  (Irlanda), antestreado no Fantasporto, Christian Hallman, realizador vencedor do Prémio Público por “Sensoria” (Suécia) e Luis Rosales- Jornalista revista Sci-fi World (Espanha). No juri da Semana dos Realizadores estarão Marc Lahore, realizador do filme vencedor  da Semana Realizadores 2016 com “The Open” (França), a actriz de muitos filmes de Manoel de Oliveira, Adelaide Teixeira (Portugal) e Manu Gomez, também artista plástio de renome Mundial e de quem o festival já fez uma retrospectiva e lançou um DVD com a sua obra (Bélgica).  O juri do Prémio de Cinema Português é constituído por Artur Serra Araújo, realizador, Danyel Guerra, escritor de cinema  e Luís Moya – realizador, vencedor  do Prémio de Cinema Português em 2013.
Também no Porto, e para já, representantes de agências como Julian Richards da Jinga Films, Glady´s Reys, ou Betina Goldman da One- Eyed Films ou João Paulo Abreu e seus colegas da Films4you entre outros ou uma larga equipa da Globo Brasil.
No capítulo da divulgação destaque–se Bruno Chatelin, actualmente responsável pelo maior site de festivais do Mundo: filmfestivals.com, que tem feito um trabalho notável de divulgação internacional do Fantasporto. Também Ricardo Figueira da Euronews, um grande divulgador do festival na Europa, e ainda Dhanish Baharat Gajjar da Tripper ou Renzo Fegatelli, de entre jornalistas espanhois, franceses, norte-ameicano, brasileiros, japoneses, italianos, assim como um  grande amigo do festival, Josep Maria Contel- fotógrafo de cinema (Esp).
A lista completa de convidados encontra-se incluída na drive press do festival, https://drive.google.com/drive/folders/0B13tmTtxfkXXOVR0ckRybG5VWEE onde aliás pode encontrar muito brevemente também o catálogo Oficial do Fantasporto2017.
De um modo geral, todos os convidados ligados aos filmes estarão disponíveis para entrevistas e encontros com a comunicação social, durante a sua estadia no Porto, mediante marcação no Gabinete de Imprensa. PF. Para tal usar o e-mail: [email protected].

FANTASFORUM

PERFORMANCE FOGOTRIO | PRAÇA D. JOÃO I

Dia 24 Fev – 20.30h
Quideia (Animações) apresenta o Trio Imakulight, um espectáculo de Artes Visuais com fogo e elementos pirotécnicos, suportados por uma narrativa aberta à interpretação de cada um, mas com uma sequência captivante com princípio e fim bem definidos. Esta narrativa concetra-se em suportar o carácter de cada personagem  e a sua interligação  enquanto utilizam vários objectos de manipulação do fogo, malabarismo, expressão corporal, artes circenses e muitas surpresas pelo meio. Imakulight representa o fogo puro e imaculado que dá luz a cada um de nós. Fogo= Luz= Vida. Neste Fantasporto 2017, Quideia estreia este novo espectáculo em trio apresentado por Katarina Ferreira, Luís Fonseca e Tuka Costa.
Produção: Book a Street Artist ([email protected])

NO TEATRO RIVOLI

ARTES PLÁSTICAS
INAUGURAÇÃO DE EXPOSIÇÃO DE PINTURA
Inauguração Dia 24 Fevereiro- 18.30 h – Piso 0

CATARINA MACHADO
Catarina Machado nasceu em 1975, no Porto. Licenciada em Arquitectura pela Universidade Lusíada do Porto (1993-98). Pós-graduação em Arte Contemporânea pela Universidade Católica do Porto (2006-07). Cursos de Linguagens da Arte Contemporânea e de Filosofia e Arte (2005-08) orientado por Fátima Lambert e Paulo Reis, no Instituto Cultural D. Antº Ferreira Gomes. Ciclo de estudos contemporâneos – Novos Artistas, orientado por Miguel von Hafe Pérez e Temas de História de Arte do Séc. XX, orientado por Delfim Sardo, ambos na Fundação de Serralves. A partir de 1995 participa em vários concursos e bienais de Artes Plásticas onde obteve vários prémios. Expõe individualmente desde 1996. Tem obras adquiridas por museus e colecções públicas. Representada em Feiras Internacionais de Arte Contemporânea como MIART-Milão 2000 e 2001, ARCO’02- Madrid, ART COLOGNE’ O6, ARTE LISBOA desde 2005 entre outras. Está representada pela  Galeria Alvarez no Porto, desde 2007. Dá aulas de pintura no atelier livre do S.B.N. desde 2005. No âmbito do Fantasporto’11 – Cinema e Artes Plásticas – foi realizado e apresentado no Rivoli, um documentário sobre o seu percurso artístico intitulado “Backside Painting/Catarina Machado”- com realização de Raquel Vidal. È representada pela Galeria Alvarez–Porto.(Contacto: [email protected], www.catarinamachado.com)

EUROCOSPLAY (ELIMINATÓRIA PORTUGUESA)
dia 25 Fev.-  sabado – 16h

O Fantasporto em conjunto com a Central Comics vai realizar o concurso COSPLAY para eliminatória portuguesa a representar Portugal em Inglaterra.  Numa organização do Central Comics para a 37ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, a eliminatória portuguesa do Eurocosplay decorreu a 25 de Fevereiro 2017 no Rivoli.
O Eurocosplay é um concurso de cosplay* cuja final terá lugar em Outubro de 2017, no evento MCM Comic Con, em Londres, sendo que o representante português irá sair apurado na eliminatória no Fantasporto 2017, numa co-organização com o portal Central Comics. São de quase trinta países diferentes os concorrentes a entrar no palco britânico, ansiosos pela oportunidade de serem coroados campeões do EuroCosplay. O concurso está aberto a todas as pessoas maiores de idade. Cada participante terá a oportunidade de poder fazer parte de uma das maiores convenções de cultura pop da Europa, com a viagem e estadia pagas pela organização.
*Cosplay é a “representação de uma personagem e sua personalidade”. Refere-se a atividade lúdica praticada principalmente (porém não exclusivamente) por jovens e que consiste em disfarçar-se ou fantasiar-se de um personagem, real ou ficcional, concreto ou abstrato, como, por exemplo de animes, mangás, comics, videojogos, filmes, séries de TV ou ainda de grupos musicais – acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível. – in wikipédia

WORKSHOPS/ LECTURES
PISO 3 – Teatro RIVOLI
Dia 25 Fev – Sábado- 17h

“Graphic Visual Art on the creation of a film” por /by  Noam Galbach (Israel) – Responsável pelos efeitos visuais de/ Visual artist of the film “OMG I’M a Robot” – proferida em inglês
Dia 3 Março-6ª feira- 17h
“ Escrever para televisão” por Glória Perez (Brasil) , argumentista de  “Dupla Identidade” e  de muitas outras telenovelas premiada, vencedora de um Emmy  em 2009, na categoria Melhor Telenovela por  “Caminho das Índias”.

4º ENCONTRO DE ESCOLAS DE CINEMA
Dia 3 Março- 5ª feira – 11h- Piso 3

No âmbito do Fantasporto, e prosseguindo o seu carácter inovador e interventivo em defesa do Cinema Português e dos seus profissionais, presentes e futuros, o festival promove o 4º Encontro Nacional de Escolas e Cursos de Cinema. Numa tentativa de congregar esforços para debater e resolver os principais problemas comuns às escolas e cursos de cinema em Portugal, conta com a presença de representantes das entidades participantes no Prémio de Cinema Português ,  e tem como coordenador o Prof Dr Martin Dale da Universidade do Minho e correspondente em Portugal da revista “Variety”. Os responsáveis dos cursos, professores e alunos, estiveram presentes num debate sobre aspectos pedagógicos, de financiamento e evolução das novas tecnologia, entre outros, e traçando medidas concretas sobre o sector e o futuro do Cinema em Portugal.
Esta actividade cruza ainda com o restante programa formativo e educativo do Fantasporto, com o Prémio de Cinema Português- Melhor Escola de Cinema, com as palestras e conversas com os convidados do festival.

UNIVERSIDADES E ESCOLAS PARTICIPANTES  no FANTASPORTO 2017

Universidade do Minho
Universidade Católica do Porto (Escola das Artes)
UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Universidade Lusófona de Lisboa
Escola Artística de Soares dos Reis (Porto)
ESAD – Escola Superior de Arte e Design de Leiria
EPI/ETIC (Lisboa e Algarve)
ESMAD – POLITÉCNICO DO PORTO