Eventos: 27º AmadoraBD – A precisar de uma reformulação?

Qualquer que seja a apreciação a fazer, e independentemente das críticas menos positivas (este ano, sem dúvida, a mais ouvida, e que se considera construtiva, tem a ver com atrasos na divulgação do programa, tema a concurso e montagem da exposição – em claro dilema com o tema geral do “Espaço e do Tempo”), é notável que o festival AmadoraBD centrado na Banda Desenhada no nosso país tenha este ano a sua 27ª edição!

Assim, o AmadoraBD está de parabéns, quanto mais não fosse, por continuar a existir!

amadora bd

Em termos de execução artística (pintura, escultura e utilização de materiais) já tem havido anos em que o destaque é maior, mas continua a ser um evento que tenta captar visitantes com um preçário considerado baixo e uma enorme mais-valia para quem o visita.

amadorabd-2

Aspeto geral da entrada no Fórum Luís de Camões, junto às Bilheteiras e Receção

O espaço destinado aos sempre desejados autógrafos não desiludiu e ficou no centro dos espaços (amplos) dos livreiros presentes, onde se podem adquirir muitos títulos.

amadorabd-3

Quando já não é possível atribuir mais autógrafos, a última pessoa da fila usa “às costas” uma útil e muito visível indicação. Uma ideia simples mas muito eficaz

Quando já não é possível atribuir mais autógrafos, a última pessoa da fila usa “às costas” uma útil e muito visível indicação. Uma ideia simples mas muito eficaz

amadorabd-5

A loja do próprio festival (sem os já tradicionais lápis, este ano) proporciona aos visitantes a possibilidade de adquirirem algum objeto para utilização durante o ano e recordação… Até à próxima edição, pelo menos. Este ano, as t-shirts são amarelo torrado.

amadorabd-6

O auditório e o espaço mais vocacionado para as crianças não deixaram de estar presentes no espaço e os mais pequenos (e mesmo mais crescidos) voltaram a encher as paredes com os seus desenhos pintados à mão com lápis de cor.

amadorabd-8 amadorabd-7

O espaço central contou ainda com um bar/café e com uns docinhos suplementares.

 amadorabd-9

Embora não tantos como em outras edições, havia algumas possibilidades de se sentar a descansar uns minutos as pernas para logo de seguida poder voltar a apreciar!

Apenas uma última nota para referir que, à parte o Fórum Luís de Camões – núcleo central do evento, as exposições “paralelas” ficarão ainda patentes.

amadorabd-10

Além da exposição central, subordinada ao tema “Espaço, Tempo e Banda Desenhada”, outras exposições, como a dos 70 anos de Lucky Luke, fizeram as delícias de todos os visitantes!

amadorabd-13

Um apontamento várias vezes utilizado na arte deste ano: uma porta desenhada e pintada, numa porta verdadeira!

Uma nova disposição na exposição do ano editorial português proporciona uma mais clara visita ao espaço, na companhia de um exemplar de cada livro!

amadorabd-15 amadorabd-14

Talvez mais dedicadas aos mais novos, houve também exposições muito bem conseguidas.

amadorabd-18 amadorabd-17 amadorabd-16

Reportagem vídeo:

Para informação mais detalhada, pode-se consultar: https://amadorabd.com/  (em Exposições)

Joana Marques