Eventos: As novidades dos XIV Troféus Central Comics

XIV Troféus Central ComicsLeitores, leitoras e fãs  de Portugal, começámos os preparativos para o XIV Troféus Central Comics. Esta 14ª edição dos prémios marca o 15º aniversário do evento, que continua a ser a mais pública consagração de obras e autores no país, pois nela é o grande público quem elege, e gostamos de pensar que além de laurearmos os reais favoritos dos leitores do ano transacto, também realçamos uma grande diversidade entre as melhores produções, ao destacarmos uma ecléctica selecção de nomeados, do comercial ao independente, do renomeado ao ilustre desconhecido. Temos orgulho no que fazemos e sentimo-nos honrados pela vossa contínua participação.

E porque o TCC sempre foi dinâmico em adaptar-se aos tempos e em reflectir as tendências mais recentes da cultura geek, este ano vamos de novo evoluir a estrutura dos prémios, tornando a votação variada e mais divertida. Assim, adicionámos um 2º grupo de categorias, que designamos de Troféus Central Comics Extra ou TCCX.

Somado ao grupo inicial de prémios, de dez categorias nomeadas por júri composto por personalidades com reconhecido mérito na área, onde o público é convidado a votar e eleger os Melhores, o TCCX decorre num modelo diferente, pois será o público quem pré-selecciona os candidatos a concurso.

Estes prémios contam com outras dez categorias: Melhor Autor em Publicação Estrangeira (i.e. prémio para autor português noutros mercados), Melhor Desenho e Argumento Estrangeiro (i.e. reintegramos aqui as antigas categorias para autores de publicações estrangeiras traduzidas para português); Melhor Publicação Original Estrangeira (i.e. prémio para a melhor edição internacional, em língua original); Melhor Capa (i.e. incide em trabalhos de autores nacionais em edições portuguesas, contando a ilustração e design como um todo); Melhor Personagem (i.e. exclusivo para criações nacionais); Melhor Filme de BD (i.e. exibido em cinema ou lançado originalmente em formato digital para o mercado doméstico em Portugal); Melhor Série de BD (i.e. exibido em canal nacional ou lançado originalmente em formato digital para o mercado doméstico em Portugal); Melhor Série Animada de BD (i.e. exibido em canal nacional ou lançado originalmente em formato digital para o mercado doméstico em Portugal); e Melhor Videojogo de BD (i.e. disponível em retalho ou lançado online distribuído em Portugal).

Como sempre, NÃO É PRECISO REGISTAR PARA PARTICIPAR; basta indicar os dados pessoais para o boletim de voto ser aceite.

Como vêem, a festa em volta dos TCC vai ser de arrasar este ano, com razões para todos participar e decidirem quem são os melhores dos melhores do sector no ano passado!

Por fim, avisamos que a cerimónia de entrega dos prémios será a 24 de Julho, no decorrer do Central Comics Fest ’16, na EB Manuel António Pina, em Vila Nova de Gaia.

O cartaz deste ano é da autoria de Daniel Maia.

Mais info sobre o Central Comics Fest ’16: https://www.facebook.com/events/240395159629211