BD: Lançamento – BATMAN: 75 ANOS DE AVENTURAS

O Lobo Mau - Homem-Aranha PelucheDespede-se das bancas nacionais mais uma bela colecção de banda desenhada. A série Batman 75 Anos, uma edição que a Levoir está a levar a cabo, juntamente com o semanário Sol, despede-se dos portugueses com uma compilação de várias histórias curtas que sairam originalmente ao longo destas sete décadas e meia com BATMAN: 75 ANOS DE AVENTURAS.

Com este volume celebramos 75 anos de um dos maiores super-heróis de
todos os tempos, Batman, o Cavaleiro das Trevas. Uma viagem ao longo
de sete décadas de aventuras do Homem-Morcego, contadas por alguns dos
maiores nomes dos comics de todos os tempos.

“Criminals are a superstitious cowardly lot. So my disguise must be able to strike terror into their hearts. I must be a creature of the night, black, terrible… a… a… a bat! That’s it! It’s an omen. I shall become a bat!

Capa Batman 75-anos

Batman é um dos maiores super-heróis de todos os tempos, juntamente com o seu companheiro na DC, o Super-Homem. Mas ao contrário deste último, o Batman tem vindo a apresentar inúmeras facetas e personalidades distintas ao longo dos seus 75 anos de existência: Cruzado da Capa, Cavaleiro das Trevas, Maior Detective do Mundo, herói de acção, super-herói equipado com uma espantosa panóplia de gadgets, mestre absoluto do planeamento e da antecipação, o Homem-Morcego tem tantas imagens e personalidades quantos os autores que criaram as suas aventuras. E é essa diversidade e riqueza que festejamos neste volume, que reúne 11 histórias de sete décadas diferentes, de alguns dos nomes que marcaram a evolução do Batman.

Batman 75 anos Batman 75 anos

A origem do Batman é-nos contada pela dupla Jeph Loeb e Jim Lee, em “A Lenda do Batman” (originalmente publicadas por ocasião do lançamento de Batman:Hush), em duas páginas que são uma homenagem às duas que Bob Kane e Bill Finger apresentaram em Detective Comics #33 (“The Batman and How He Came to Be”), que inauguram o volume; a que se segue a primeira história de sempre do Batman, também de Bob Kane e Bill Finger, “O Caso da Empresa Química” (de Detective Comics #27, 1939).

“O Furo do Século”, da dupla Bill Finger e Jim Mooney, é a história em que surge pela primeira vez a repórter Vicky Vale, que se viria a tornar num dos membros da Bat-família, e num interesse amoroso de Bruce Wayne (Batman #49, 1948). “O Batman do Amanhã!” é uma história desenhada por Dick Sprang, com argumento de um dos maiores escritores da F_C pulp de sempre, Edmond Hamilton, um dos mestres da space-opera juvenil dos anos 40 e 50, e que foi um influente autor da DC nesse período (Detective Comics #216, 1955).

Batman 75 anos Batman 75 anos

Seguem-se “O Mistério da Máscara Ameaçadora”, de John Broome e Carmine Infantino (Detective Comics #327, 1964) e “O Segredo das Sepulturas Vazias”, uma história em registo de terror sobrenatural, quase ao estilo da revista Creepy, com desenho de Neal Adams e argumento de Dennis O’Neill, uma das mais importantes duplas de criadores do Cavaleiro das Trevas (Detective Comics #395, 1970). “A Morte plana pelo Céu Assombrado” (Detective Comics #442, 1974), de Archie Goodwin e Alex Toth, e “O Ricochete do Pistoleiro” (Detective Comics #474, 1977), de Steve Englehart e Marshall Rogers, são mais duas histórias a representar os anos 1970, uma das décadas que assistiu a mais transformações no Batman.

Batman 75 anos Batman 75 anos

Segue-se uma história ilustrada por um dos maiores nomes dos comics, e dos mais associados ao Cavaleiro das Trevas, Frank Miller: “Procura-se Pai Natal – Morto ou Vivo!”, com argumento de Denny O’Neill (DC Special Series #21). Finalmente, duas histórias que representam os anos 1990 e 2000. “Crise de Identidade” tem argumento do britânico Peter Milligan, um dos grandes dos comics mais adultos – argumento e marca, aliás, numa história que questiona de modo perturbador a sanidade de Bruce Wayne – com arte de Tom Mandrake (Detective Comics #633, 1991); e “Gente Bonita” (Detective Comics #821), que faz parte da sequência de histórias que Paul Dini escreveu (e que pudemos ler no sétimo volume da colecção, Batman: Detective), mas desta vez ilustrada por um dos melhores desenhadores da actualidade, J.H. Williams.

 Batman 75 anos Batman 75 anos

Batman: 75 Anos de Aventuras
PVP: 7.99€