BD: Antevisão – Logicomix, Uma Busca Épica da Verdade

A Gradiva volta aos lançamentos de banda desenhada com Logicomix. O lançamento está previsto para Outubro, mas o Central Comics deixa aqui a antevisão de 8 páginas mais a capa completa (com contra-capa e badanas). Uma novela gráfica original e surpreendente.

As imagens que acompanham este artigo são uma sequência das páginas 44 à 51.

Clica nas imagens para ampliar.

Logicomix capa

Logicomix página 44Esta novela gráfica inovadora baseia-se na vida enquanto jovem do brilhante filósofo Bertrand Russell, e na sua busca apaixonada da verdade. Atormentado por segredos familiares e incapaz de saciar a sua curiosidade juvenil, Russell tornou-se obcecado por um objectivo prometaico: estabelecer o fundamento lógico de toda a matemática.

Na sua incessante busca da verdade absoluta, Russell cruzou-se com pensadores lendários como Gottlob Frege, David Hilbert e Kurt Gödel, e encontrou um aluno apaixonado em Ludwig Wittgenstein. Mas o objectivo da sua busca definidora parecia estar sempre um pouco mais adiante. No amor e no ódio, na guerra e na paz, Russell continuou persistentemente a sua missão com uma teimosia que ameaçou pôr em perigo a sua carreira e a sua felicidade pessoal, levando-o finalmente ao limiar da loucura.

Logicomix página 45 Logicomix é, ao mesmo tempo, um romance histórico e uma introdução acessível, mas rigorosíssima,  a algumas das mais importantes ideias da matemática e da filosofia moderna. Com caracterizações ricas e uma ilustração expressiva que transporta o leitor para o ambiente da época, a obra transforma a busca destas ideias numa história apaixonante.

Rigorosa e engenhosamente construído, este livro lança luz sobre as lutas internas de Russell, ao mesmo tempo que as coloca no contexto das perguntas intemporais a que o filósofo e matemático passou a vida a tentar responder. No seu âmago, Logicomix é uma história sobre o conflito existente entre uma racionalidade ideal e o imutável e imperfeito tecido do real.

Logicomix página 46Logicomix, Uma Busca Épica da Verdade
Autores: Apostolos Doxiadis e Christos H. Papadimitriou
Colecção: O Prazer da Matemática
Páginas: 352
Ano de edição: 2014
Capa: Brochado (capa mole)
PVP: 16€

«O que o leitor tem neste momento entre mãos não é apenas um livro. É uma obra de arte. Arte no conteúdo, na forma, na estrutura narrativa e no meio de expressão.»
Jorge Buescu, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Logicomix página 47 «Provavelmente a melhor e seguramente a mais extraordinária novela gráfica que já vi. O seu tema é a busca – condenada ao fracasso – da certeza matemática, na primeira metade do século XX. No final, o leitor compreenderá algoque poderá ter antes considerado, com desalento, ser demasiado obscuro. E, o que ainda é mais extraordinário, compreenderá porque é que isso é tão importante.»
Bryan Appleyard, Sunday Times

«Logicomix é extraordinariamente original, um encontro rico e empolgante com o mito, a matemática, o teatro e os gigantes da filosofia do século XX.»
Posy Simmonds

Logicomix página 48«Um deleite para a vista… E uma quantidade surpreendente de informações sobre Russell, lógica, matemática e filosofia, dada da forma mais acessível, atraente e rigorosapossível.»
Ray Monk, Spectator

«Simultaneamente uma aventura empolgante e uma história da filosofia da matemática séria… Os autores contam a história com um humor e uma simplicidade de tratamento que desafiam os filósofos e os matemáticos citados, mas nunca trivializam a filosofia e a matemática.»
Alex Bellos, The Guardian

Logicomix página 49  «Uma obra extraordinária… O seu tema grandioso é o desejo histórico de tornar o mundo inteiramente compreensível pela razão, e consegue transportar-nos para o seio do debate.»
John Walsh, Independent

Autor(es)

Logicomix página 50Apostolos Doxiadis estudou Matemática na Universidade de Columbia. O seu bestseller internacional Uncle Petros and Goldbach’s Conjecture foi o primeiro romance a transformar a matemática numa obra fascinante de ficção. Além do seu trabalho premiado nas áreas do cinema e do teatro, Apóstolos Doxiadis é pioneiro no estudo da interacção da matemática com a narrativa.

Christos Papadimitriou é professor de Ciência Computacional na Universidade da Califórnia, em Berkeley. O seu trabalho original em complexidade computacional e teoria algorítmica dos jogos foi distinguido com vários prémios internacionais. É também autor do romance Turing: A Novel About Computation.

Logicomix página 51Alecos Papadatos trabalhou mais de vinte anos em cinema de animação em França e na Grécia. Em 1997, tornou-se cartunista do principal diário ateniense, To Vima. Vive em Atenas com a mulher Annie Di Donna os dois filhos.

Annie Di Donna cursou Artes Gráficas e Pintura em França e trabalhou como animadora em muitas produções, entre elas os cartunes de Babar e Tintim. Gere com o marido Alecos Papadatos um estúdio de animação desde 1991.

O texto (e imagens) à excepção da introdução, foram fornecidos pela editora Gradiva