TV: A série ‘Gotham’ vai passar na Fox

Uma das séries que está a causar mais entusiasmo e expectativa nos fãs portugueses é Gotham, baseada na cidade de Batman e que conta com Ben McKenzie no papel de (um mais jovem) comissário Gordon.

Apesar da sua estreia nos EUA ser já no dia 22 de Setembro, a Fox ainda não revelou qual a data de estreia para Portugal!

Toda a gente conhece James Gordon. Ele é um dos maiores inimigos do crime no mundo, um homem cuja reputação é sinónimo de lei e ordem. Mas, o que se sabe verdadeiramente da história de Gordon e da sua ascensão de policial novato a comissário de polícia? O que foi preciso para conseguir ultrapassar as várias camadas de corrupção que regulavam secretamente a cidade de Gotham, berço de alguns dos mais icónicos vilões de sempre? E, que circunstâncias levaram ao aparecimento destes – Catwoman, Penguin, Riddler, Two-Face e Joker?

‘Gotham’ é a origem da grande história aos quadradinhos e seus vilões que revela um novo capítulo que nunca antes foi contado. A série segue a ascensão de um polícia através de uma perigosa cidade corrupta, deambulando entre o bem e o mal e testemunhando o nascimento de um dos mais populares super heróis do nosso tempo.

Crescendo nos subúrbios de Gotham, James Gordon (Ben McKenzie) romantizou a cidade como uma glamourosa e entusiasmante metrópole onde o seu pai trabalhou como um advogado de sucesso. Agora, depois de duas semanas no seu novo emprego como detetive e noivo de Barbara Kean (Erin Richards), Gordon esquece o seu sonho de cidade perfeita e espera restaurar a sua natureza pura e segura. Corajoso, honesto e pronto a provar o vale, o novato detetive recebe como parceiro o rude, mas sensato, Harvey Bullock (Donal Logue), uma verdadeira lenda policial. Juntos vão tropeçar num dos maiores casos que a cidade alguma vez viu: o homicídio dos milionários Thomas e Martha Wayne. Na cena do crime, Gordon conhece o único sobrevivente: o intenso e assustado filho dos Wayne, de apenas 12 anos, Bruce (David Mazouz), por quem sente uma imediata empatia. Comovido com a perda do rapaz, Gordon promete apanhar o assassino.

À medida que “navega” pelas políticas do sistema criminal de justiça de Gotham, Gordon irá confrontar a chefe de um gang, Fish Mooney (Jada Pinkett Smith), um mafioso, Carmine Falcone (John Doman), e muitas outras personagens que se vão transformar nos mais famosos e reconhecidos vilões de todos os tempos, incluindo a adolescente Selina Kyle, a futura Catwoman (Carmen Bicondova),Oswald Cobblepot, o Penguin (Robin Lord Taylor)e Edward Nygma, o Riddler (Cory Michael Smith).

Esta é a turbulenta ascensão de Gordon no departamento policial da cidade liderado por Sarah Essen (Zabryna Guevara) e composto pelos também detetives Crispus Allen (Andrew Stewart-Jones) e Renee Montoya (Victoria Cartagena). Para além do seu trabalho,Gordon mantém uma improvável amizade com o jovem herdeiro da fortuna Wayne que vai crescer ao cuidado do sereno mordomo, Alfred Pennyworth (Sean Pertwee). Esta será uma amizade que vai durar para o resto das suas vidas e que vai ajudar o jovem rapaz a tornar-se no super herói que está destinado a ser.

‘Gotham’ tem a sua própria identidade e o seu próprio universo num tempo e lugar separados, apresentando personagens bastante intrigantes e uma presença visual que é, imediatamente, misteriosa. O cenário de ‘Gotham’ é brilhantemente criado mostrando uma Nova Iorque suja e criminosa dos anos 80 a que foi acrescentada a tonalidade negra de ‘Blade Runner’.

O tom da série é algo que não se encontra em televisão neste momento. Pensem na trilogia de ‘O Cavaleiro das Trevas’ de Christopher Nolan misturada com um negro e energético drama policial sobre agentes corruptos e sobre a máfia, e têm a receita perfeita para ‘Gotham’. Se lhe parece estranho, confie em nós: resulta na perfeição. EOnline

Antes de haver Batman, havia Gotham! Esta é a premissa da série – como lidar com o crime a este nível numa altura em que não há super heróis, onde existem apenas homens e mulheres comuns e mortais que tentam ultrapassar os problemas, disse Heller em declarações ao The Hollywood Reporter. É uma série sobre a esperança e a batalha em que os cidadãos se encontram envolvidos antes da chegada do salvador. É uma série sobre homens e mulheres, não sobre super heróis e, para mim, esta é a história mais interessante.

 gotham

Texto (excepto os dois primeiros capítulos): Fox Portugal