Gadjets: Unboxing e Análise do Tablet QILIVE de 10.1 Polegadas com 1GB de RAM e 8GB de armazenamento

O QILIVE de 10.1 polegadas é um tablet que à primeira vista, tem todas as características certas para alguém que queira comprar um tablet de grandes dimensões com um preço em conta.


Tem um grande ecrã e uma resolução de 1280X800, saída Mini-USB e Mini-HDMI, 1GB de RAM, 16GB de memória interna com possibilidade de expansão através de um cartão Micro SD.
É claramente um Low Cost (139.90EUR) com algumas características muito interessantes que o colocam numa posição de destaque relativamente à concorrência.

O Central Comics vai juntar o Unboxing deste equipamento a uma análise do mesmo.

 

Será que esta é uma boa compra?

É o que vamos ver de seguida!

 Tablet 10.1" QILIVE QC 1GB ram 8GB Branco
ECRÃ

Comecemos por analisar o que  nos chama mais a atenção.
O ecrã deste tablet tem 10.1 polegadas e uma resolução de 1280 X 800 (e BOX/Jumbo anuncia IPS) o que é relativamente incomum em tablets low cost e raramente visto noutros tablets de 10.1” com o preço de 139.90EUR. As cores são vivas, mas um pouco frias e a luminosidade é boa ficando a dever pouco a um topo de gama como o IPAD (que é o que eu uso regularmente e que com o qual vou comparar este QILIVE ao longo da análise do mesmo).
Esta ligeira diferença de luminosidade não se nota na maior parte das acções que realizamos seja a jogar, a ler comics ou a navegar na Internet e alguém que não tenha uma experiência prévia com outro tablet pode nem notar. No entanto, se colocarmos uma aplicação de leitura de comics nos 2 tablets lado a lado vamos perceber a diferença. Este QILIVE dá um mouco menos vida à cor.

  • É nos pequenos detalhes que nos lembramos que este tablet pode ser maior que o IPAD, mas foi muuuito mais barato e é necessário aceitar que há compromissos a fazer.

 Tablet 10.1" QILIVE QC 1GB ram 8GB Branco  Tablet 10.1" QILIVE QC 1GB ram 8GB Branco

Outro aspecto relevante é a qualidade da imagem. É boa?
É boa quando olhamos de frente para o ecrã!
Mas à medida que o vamos inclinando a imagem vai perdendo definição. Este detalhe pode dificultar a visualização de filmes ou fotografias por mais do que uma pessoa.
(A BOX/Jumbo diz que o tablet tem um ecrã IPS mas deve ter uma interpretação diferente do conceito de IPS.)

 

DESIGN E ERGONOMIA

Num tablet de 10.1 polegadas é natural que se questione se a estamos perante algo desproporcionalmente grande e pesado. Na avaliação que eu faço não estamos perante nenhum destes casos. A dimensão do equipamento parece adequada ao tamanho do ecrã, sendo fácil de segurar nele em modo de retrato ou de paisagem. A estrutura externa é de plástico e posso dizer que nunca me escorregou da mão nem senti que o equipamento ficasse muito quente após uma utilização mais prolongada. As margem são conformáveis uma vez que são curvadas, tal como o IPAD.

Relativamente ao peso, acho que não é muito pesado, mas não é o tipo de tablet que se possa ter nas mãos durante muito tempo sem qualquer ajuda. Principalmente se quisermos ler ou jogar durante muito tempo.

Estes são aspectos que devem ser levados em consideração quando se escolhe o tipo de tablet que se quer comprar. Um equipamento mais pequeno seria mais fácil de segurar com uma mão e também mais fácil de transportar, mas também teria um ecrã menor e perdia algumas das vantagens que este tem no que toca á leitura de comics.

E aproveito para acrescentar que num ecrã deste tamanho (mas não num tablet com estas características) é perfeitamente possível correr mais do que uma aplicação lado a lado, mas essa é uma capacidade que o Android ainda não tem de raiz (mas que pode ser encontrada em alguns tablets da Samsung ou nos que correm Windows 8.1)

BATERIA

Demorou cerca de 4 horas a carregar 100% e a marca estima uma autonomia 15h para música, 4.5h para jogos, 5h para Internet e 9h de video.
Não tive tempo para cronometrar toda a utilização que dei ao tablet e por esse motivo não posso confirmar ou rebater as previsões da marca, mas posso dizer que em Stand By teve um consumo de 15% ou longo de 12horas com wi-fi desligado, o que não augura uma longevidade particularmente grande.

  • É obviamente importante que se tenha consciência que qualquer bateria tem uma duração dependente dos compromissos/configurações que o utilizador está disposto a fazer, nomeadamente no que toca à luminosidade do ecrã.

Existem várias aplicações na Play Store que permitem criar atalhos para configurações de luminosidade, dados e velocidade de processador de forma a que se consiga estender a carga por mais tempo e é recomendado que se tenha pelo menos uma destas aplicações instaladas para rapidamente se poder alterar algumas configurações que gastam mais bateria.

O carregamento faz-se através de uma porta dedicada em vez de ser feito através da porta USB como na maioria dos telemóveis mais recentes. Isto significa que este carregador só serve mesmo para isto e não podemos usa-lo para carregar outros equipamentos ou vice-versa (o que é algo que está em vias de extinção assim que se cumprir a norma europeia sobre esta matéria).

 Tablet 10.1" QILIVE QC 1GB ram 8GB Branco  Tablet 10.1" QILIVE QC 1GB ram 8GB Branco  Tablet 10.1" QILIVE QC 1GB ram 8GB Branco  Tablet 10.1" QILIVE QC 1GB ram 8GB Branco

DESEMPENHO

1GB de RAM é o mínimo exigível para um tablet. Não permite ter muitas aplicações a correr ao mesmo tempo, mas é suficiente para correr o browser, uma aplicação de leitura, ou um jogo casual e pouco exigente.
Na minha primeira hora de utilização o sistema operativo “engasgou-se” um pouco porque estive na Play Store a procurar todas as aplicações que eu queria instalar e ao mesmo tempo configurar algumas dessas aplicações e navegar na Internet…. é claro que se notou alguma lentidão, mas a culpa disso é de quem queria fazer tudo ao mesmo tempo.
Depois de tudo instalado a fluidez do equipamento foi satisfatória. Embora não seja recomendado que se tenha várias aplicações abertas.

  • DICA: Existem aplicações que permitem fechar as apps que estão a correr em background e é importante ter um atalho para uma destas aplicações de forma a não ter que se estar constantemente a fechar aplicações sem uso mas que limitam a velocidade das acções que queremos realizar.
  • Com ou sem aplicação dedicada o importante é ter atenção as aplicações que correm em fundo.

A correr um aplicação de leitura de comics o ecrã pareceu pouco responsivo, mas não notei esse problema nos jogos, de forma que a lentidão que senti pode ter a ver com o tamanhos das imagens ou com o facto de o ficheiro estar no cartão de memória.

SOM

A colocação da coluna de som é verdadeiramente desastrosa uma vez que fica na parte traseira do tablet. É certo que não é o único tablet a ter colunas na parte de traz e são muito poucos os tablets que tem colunas na parte frontal (o que seria o ideal) mas mesmo num tablet low cost é difícil de compreender que as colunas estejam na parte traseira.

O som é para quem? Para o cão que esta aos nossos pés?

WP_20140701_20_55_15_Pro

APLICAÇÕES ANDROID

A fama da Play Store da Google é conhecida. Tem muitas aplicações, várias são gratuitas e muitas são de qualidade duvidosa.
Existem algumas aplicações que são desenhadas para telemóvel e não têm versão para tablet, o que é melhor que não ter nada (como o acontece com Windows 8.1 RT), mas os tablets já andam cá há algum tempo e é um pouco estranho ter aplicações formatadas para telemóvel num ecrã desta dimensão. Não se pode dizer que a culpa seja da Google, mas é óbvio que a gigante norte-americana devia ter regras de qualidade mais apertadas.

.

CONSIDERAÇÕES SOBRE A LOJA QUE VENDE O PRODUTO

A loja que vende o produto merece uma capitulo à parte porque não aceita devoluções caso o cliente mude de ideias. Este é um ponto extremamente negativo visto que é a única empresa (que eu conheça) que tem este tipo de comportamento, e isso não pode deixar de ser criticado. A generalidade das lojas compre a lei portuguesa e aceita devoluções nos primeiros 30 dias (a Media Market nem pergunta o motivo de devolução)
Também não existe um site dedicado a este produto em português e não existem muitas informações sobre as actualizações que o sistema operativo possa vir a ter. Por isso temos um tablet que talvez tenha actualizações ou talvez não. Um dia saberemos.
Alem de tudo isto só na loja fiquei a saber que a versão Android do tablet é a Kit Kat (a mais recente) porque que a informação que tinha através doutras fontes (ver site da empresa) era de que a versão do sistema operativo era a Jelly Bean.

.

NOTAS FINAIS

Então,voltando à pergunta inicial: Será que esta é uma boa compra?
A resposta é: SIM. É uma boa compra! Para um tablet low cost por 139.90EUR não se pode pedir muito mais e basta passar por algumas montras de lojas com tablets em exposição para perceber que existem produtos bem mais caros que se sentiriam envergonhados ao lado deste.

Sendo um equipamento tão económico é claro que tem as suas limitações, principalmente no que toca á possibilidade de correr mais do que uma aplicação ao mesmo tempo. Mas cabe ao utilizador escolher se pode/quer fazer alguns compromissos de utilização.

Outro tablet deste tipo com 2GB de RAM (em vez de 1GB)  possivelmente teria menos aspectos negativos a apontar mas também teria um preço superior. Como boa alternativa podemos sugerir o BQ EDISON 2 que custa 189,90 e cujas características são superiores.

Mas se o tablet tiver como finalidade ler comics (yeah!!!), ver filmes, aceder às redes sociais e navegar na Internet, este equipamento é mais do que suficiente sendo difícil encontrar um que seja melhor.