Cinema: Crítica – Ao Encontro de Mr. Banks

Ao Encontro de Mr. BanksSó hoje vi o filme da Disney “Ao Encontro de Mr. Banks”. Para quem não sabe, “Ao Encontro de Mr. Banks” é um filme biográfico que conta a história da autora de Mary Poppins, P.L.Travers, que é interpretada pela maravilhosa actriz Emma Thompson.

Não quero vos dar todos os pormenores da história, principalmente se não conhecem minimamente a história dos anos dourados da Disney. Este filme apresenta-nos uma P.L.Travers, e como Emma Thompson já o afirmou, irritante, incompreensível e autoritária, serão alguns dos bons adjectivos que provavelmente a podem definir. Não pensem que a sua personalidade faz do filme menos divertido. Talvez antes pelo contrário! Trata-se de uma comédia dramática que vai certamente vos divertir pela forma forma tão peculiar de ser de Miss Travers, como vos emocionar pelo passado da autora.

Saving Mr. Banks” é um tributo à autora de Mary Poppins, e a Walt Disney que é interpretado por Tom Hanks. Estas duas personalidades nunca tinham sido interpretadas por um actor e actriz no grande ecrã antes. Tom Hanks faz um retrato muito amigável, paciente e bondoso de Mr. Disney. Tanto quanto se diz a única condicionante imposta pelo estúdio da Disney quanto ao retrato de Mr. Disney no filme foi a de nunca se visse Mr. Disney a fumar, já que era uma das suas vontades já em vida.

Na história do filme, Walt Disney continua interessado em comprar os direitos a Miss P.L.Travers de Mary Poppins e tornar os seus livros em filme. P.L.Travis está a ficar sem qualquer fonte de rendimento e vê-se forçada a ponderar a já antiga mas insistente proposta de Mr, Disney e viajar para Los Angeles, até aos seus estúdios.

“Ao Encontro de Mr. Banks”  vai-te fazer rir, talvez chorar com a triste história de vida das suas personagens e acima de tudo admirar excelentes actores a darem grandes performances. Trata-se de um filme comovente, mas cheio de magia, bem ao estilo dos anos dourados da década de 60.

O filme já recebeu excelentes críticas e várias nomeações em festivais principalmente na categoria de melhor actriz para Emma Thompson. “Saving Mr.Banks” foi também nomeado para um Óscar da Academia na categoria de Melhor Banda Sonora Original pelo trabalho do compositor americano Paul Newman. Conta ainda com um elenco de luxo que para além de Emma Thompson e Tom Hanks se completa com Paul Giamatti, Colin Farrell, Jason Schwartzman, Bradley Whitford e B.J.Novak.

star wars o lobo mau