Jogos: Crítica – Depths

depths

Depois de uma pausa sem escrever está na altura dum post (e do primeiro de 2014!). Trago hoje a review dum jogo Made in Portugal, da Immersive Douro, o Depths. Um jogo de exploração subaquática 2D disponível actualmente para Android e futuramente para IOS. E o melhor de tudo? É à borla!

depths

Graficos: O jogo é lindíssimo. Os objectos que decoram o cenário são vibrantes, os animais que nos tentam fazer a vida negra são coloridos, e o cenário do oceno profundo presenteia-nos ou com um relaxante azul ou com animais que por ali passam e outros objectos perdidos no oceano. Tudo funciona bem e é uma delícia visual ainda que, por vezes, a mistura de cores ou a falta de algum marco torne todo o trajecto confuso.

Jogabilidade: É um jogo de exploração em formato de corrida contra o tempo 2D, com vários níveis e adversidades ao nosso trajecto. Controlamos um submarino que tem que percorrer os níveis o mais depressa possível, colecionando pelo caminho moedas e os tesouros escondidos.

depths

Temos ‘’switches’’ escondidas que desbloqueiam passagens e portas, temos algas que nos atrasam, peixes balão que nos empurram, enguias que nos puxam, as málvadas tartarugas gigantes que teimam em bloquear o nosso caminho, bombas que flutuam pelos apertados corredores e o pior de todos, os tubarões que a cada oportunidade saem da sua ronda para nos comer. O jogo segue já o habitual modelo de jogos para smartphone com vários níveis disponíveis e com power-ups que nos facilitam a vida de várias formas e um conjunto de vidas que se vão perdendo ao encontrar bombas ou tubarões, ou caso não se termine o nível a tempo sendo que estas se vão recarregando.

Entre os power-ups temos misseis que limpam o caminho dos animais que por ali andam, uma melhoria ao sonar que ajuda a encontrar caminhos secretos e os tesouros, upgrade à velocidade e mais alguns. Estes items podem ser adquiridos com moeda de jogo ou com dinheiro real.

O Lobo MauA cash shop permite a compra de jóias, vidas, ou os upgrades ao submarino. Os controlos sao simples, sendo que a movimentação do submarino é feita com toque tornando a experiência simples e intuitiva. É relevante dizer que foi lançado um patch nestes últimos dias que melhorou uma série de aspetos sendo um deles, a movimentação do submarino (que inicialmente era pesada)

Durabilidade: De momento o jogo tem 20 níveis com promessa de mais. Cada nível pode ir cerca dos 1:30 minutos aos 4 minutos.

Audio: Esta parte está relativamente simples. O silêncio do fundo do mar faz-se sentir quando jogámos os diversos níveis sendo que nos acompanham sons simples e no final de cada nível uma música de vitória. O menú de selecção do nível tem também uma música.

Geral: É um jogo engraçado, dá para ocupar uns minutos vagos como viagens de autocarro, espera por pessoal ou assim. Graficamente é atraente, tem uma jogabilidade boa o suficiente para nos agarrar e a curva de dificuldade está bem feita. Veredicto: É gratuito, é tuga, não ocupa demasiado tempo jogá-lo portanto esperam o quê? Saquem isso, joguem e divirtam-se com esta produção nacional.

http://immersivedouro.com/games/depths/