Exposição e lançamento do livro “Psicopatos: 50 Tiras Sobre as ‘Ciências’ Psicológicas”

Exposição e lançamento do livro “Psicopatos: 50 Tiras Sobre as ‘Ciências’ Psicológicas”

O ISPA-Instituto Universitário expõe e lança o primeiro livro das polémicas tiras humorísticas “Psicopatos: 50 Tiras Sobre as ‘Ciências’ Psicológicas” no dia 6 de fevereiro (quinta-feira), pelas 18:30h, nas suas instalações (ao lado da Estação de Sta. Apolónia).

Psicopatos capa

Publicadas inicialmente no Facebook, onde são seguidas por quase quinze mil fãs (ver mais em https://www.facebook.com/Psicopatos), e na revista Psicologia na Atualidade, esta primeira compilação em formato de livro surge por convite do Reitor Rui Oliveira como obra integrada nas comemorações do cinquentenário do ISPA, numa atitude coerente com o espírito acolhedor e progressista da Instituição.

As tiras questionam muitos dos dogmas e excessos das “ciências” psicológicas, tal como se o Inconsciente existe, se as doenças mentais são reais ou se a psicanálise é uma ciência, dando respostas sarcásticas que evidenciam as contradições nestas “verdades” absolutas, ao mesmo tempo irritando muitos dos seus crentes.

O autor, Miguel Montenegro, concluiu o Mestrado em Psicologia Clínica no ISPA em 2013 – tendo artigos científicos publicados em revistas internacionais ainda enquanto estudante – e foi o primeiro ilustrador português a trabalhar para a editora norte-americana Marvel Comics.

Do prefácio da psicóloga e professora Teresa Almeida Rocha, pode ler-se: “se num primeiro momento sorrimos, depois refletimos sobre dogmas, sobre saberes instituídos e voltamos a sorrir. Devagar vão-se abrindo janelas interiores, por vezes cristalizadas.”

Psicopatos 1 Psicopatos 4 Psicopatos 3 Psicopatos 2

A apresentação do livro estará a cargo do psicólogo e professor António Gonzalez.