BD: Lançamento – Heróis de BD – de A a Z – no Século XXI

Capa do fanzine Efeméride (nº6 - Parte 1 de 4) - Autor: Designer Jorge Silva

Capa do fanzine Efeméride (nº6 – Parte 1 de 4) – Autor: Designer Jorge Silva

Criar uma galeria, abrangente e representativa, de heróis de BD de todos os tempos, recreados por autores portugueses, foi a ideia-base para a edição deste sexto e último número do fanzine Efeméride, dedicado ao tema “Heróis de BD no Século XXI”, com a decisão editorial, logo à partida, de os colocar por ordem alfabética.

Ao começar a assentar mais ideias sobre a concretização do projecto, ocorreram duas hipóteses ao [fan]editor: a primeira, ser ele próprio a seleccionar uns tantos heróis que abarcassem épocas, géneros e origens geográficas diversificadas, convidando em seguida autores de BD a escolherem eles os da sua predilecção; a segunda seria a de se sujeitar à preferência pessoal de cada um dos convidados.

Adèle Blanc-Sec, por Nuno Saraiva

Adèle Blanc-Sec, por Nuno Saraiva

Acabou por ser esta a opção prevalecente. E, como sempre acontece em qualquer decisão que obrigue a descartar uma de duas hipóteses, houve um par de aspectos daí decorrentes, um positivo, outro negativo.

O positivo teve a ver com a imprevisível inclusão de heróis de papel que não estariam nas conjecturas do editor, casos flagrantes, por exemplo, de Zil Zelub, criado pelo italiano Guido Buzzelli, do Jeune Albert, do francês Yves Chaland, de Cevadilha Speed e Espião Acácio, ambos do português Fernando Relvas, e de Pitanga, Barbeiro a Domicílio, do também nosso compatriota Arlindo Fagundes.

Bruno Brazil, por João Amaral

Bruno Brazil, por João Amaral

O negativo reflectiu-se na inevitável repetição na escolha de alguns dos mais populares, entre os quais surgem Astérix – com cinco versões -, Corto Maltese – brindado com quatro homenagens -, Blueberry e Tintin observados por três ângulos cada um deles, seguidos por Batman, Estrumpfes, Fantasma, Hellboy e Valérian, estes últimos sujeitos a duas abordagens.

Em todo o caso, o saldo final do projecto representa o plasmar de um panorama assaz alargado do universo variado e imaginativo da figuração narrativa, com incidência nas componentes americana, japonesa e europeia, esta última essencialmente representada pela corrente classificada de franco-belga, mas também pelas produções espanhola e italiana – Cuto e Torpedo, Tex e Zil Zelub, dois heróis de cada uma destas últimas nacionalidades -, além da surpreendente intromissão da BD portuguesa, dignamente representada pelos já citados heróis de criação lusitana.

Batman, por Carlos Páscoa

Batman, por Carlos Páscoa

Ao nomear a importante dupla de autores nacionais, cujas personagens aparecem em versões de admiradores, ocorre dizer que só não voltaram a estar presentes na derradeira edição do Efeméride alguns dos participantes em edições anteriores deste fanzine, porque, embora convidados, não puderam participar devido a sobrecarga de compromissos profissionais – casos de Alice Geirinhas, António Pilar, Arlindo Fagundes, Paulo Monteiro, Pedro Nogueira, Nazaré Álvares e Regina Pessoa -, ou por problemas de visão – José Garcês-, ou por entretanto ter falecido, caso do talentoso e imaginativo Zé Paulo -, ou devido à inabalável e definitiva decisão de abandonar a BD, de José Carlos Fernandes.

Cito ainda, “the last but not the least”, Abi Feijó – realizador de filmes de animação, e professor nessa área, mas também apreciador da arte sequencial, na qual é profundo admirador do banda-desenhista Franquin -, que esteve prestes a conseguir brincar com a sua obra preferida, as “Idées Noires”, o qual lhe foi impossível concretizar.

Corvo de Ténis, por Susa Monteiro

Corvo de Ténis, por Susa Monteiro

Passando agora a falar do conceito editorial desta obra colectiva, houve um factor que inicialmente não estava previsto, e que teve a ver com a elevada quantidade de bandas desenhadas oferecidas ao editor, que ultrapassaram a centena. Como seria desaconselhável editá-las todas num só volume – um dos problemas seria o caríssimo preço de venda ao público a que ficaria tão volumosa peça -, a forçada decisão foi a de a dividir em quatro tomos, e incluir apenas trinta e cinco bandas desenhadas em cada um dos três primeiros, ficando o quarto para publicação das autobiografias e biografias de todos os colaboradores dos seis números editados.

Seguindo o critério mencionado logo de início – ou seja, o de colocar as personagens por ordem alfabética -, nesta “parte 1 de 4” aparece a abrir a heroína Adèle Blanc-Sec, seguida por Alack Sinner, Alita, Arzach, Astérix, Astroboy, Batman, Bécassine, Betty Boop, Blake e Mortimer, Blueberry, Bruno Brazil, Calvin e Hobbes, Capitão América,3 Capitão Marvel, Capitão Mistério, Cevadilha Speed, Cisco Kid, Conan, Corto Maltese, Corvo de Ténis, Cuto, Darth Vader, Den e Dragon Ball, uma galeria de vinte e cinco figuras da BD internacional – algumas delas a protagonizar mais de um episódio.

Astérix e Obélix, por Moreno

Astérix e Obélix, por Moreno

A “parte 2 de 4” iniciar-se-á pelo Espião Acácio e seguirá até ao disneyano Mickey; na “parte 3 de 4” surgirá logo na página inicial o Monstro do Pântano, passará pelo português Pitanga, sendo o fecho à conta do desmembrável Zil Zelub, clone gráfico do seu próprio autor.

Literalmente de A a Z, heróis e heroínas de BD serão apresentados por autores e autoras nacionais, que têm nesta obra colectiva a oportunidade de imitarem as personagens gravadas no seu imaginário, e de surpreenderem o público afecto à banda desenhada com desconcertantes recreações.

Texto: O [fan]editor Geraldes Lino

————————————————————————-
O fanzine Efeméride está à venda em:

1 – Livraria Pó dos Livros – Av. Marquês de Tomar, 89 – Lisboa
2 – Livraria Barata – Av. de Roma, 11-A – Lisboa
3 – Livraria Vilelivros – Calçada (Escadinhas) do Duque – Lisboa
4 – Livraria Ler Devagar com Amor – Cais do Sodré – edifício Pensão Amor – Rua Nova do Carvalho, 38 – Lisboa
5 – Feira do Livro de Poesia e Banda Desenhada – Palácio Laguares – Rua Professor Sousa da Câmara, 156 – Campolide – Lisboa (Aberto aos Sábados, das 09h às 19h) – ver o catálogo das publicações à venda na feira em http://catalogodafeira.blogspot.pt e em seguida pesquisar na letra H (para encontrar o nº 6 do Efeméride, com o tema Heróis de BD no Século XXI); para ver imagens da feira ir ao endereço http://feiradolivrodepoesia.blogspot.pt
6 – Livraria online Pedranocharco http://pedranocharco.shopmania.biz/catalog?q=Efemeride
7 – Livraria Dr. Kartoon – Rua da Manutenção Militar, nº 15 – Coimbra www.drkartoon.com