BD: Concurso – 8.ª Mostra de Banda Desenhada

Entre os dias 7 de Janeiro e 29 de Março, o Município de Odemira vai promover a 8ª edição da BDTECA – Mostra de Banda Desenhada de Odemira, na Biblioteca Municipal José Saramago. O habitual concurso nacional de BD, exposições e feira do livro são alguns dos ingredientes da edição de 2014, num programa que convida à criatividade e participação.

A BDTECA é promovida pelo Município de Odemira e pela Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos, com o objetivo de divulgar este género artístico, estimular a criatividade e afirmar Odemira como um dos principais centros de desenvolvimento da Banda Desenhada na região e no país.Entre os dias 7 janeiro e 14 de fevereiro, será promovido o Concurso de Banda Desenhada, sendo conhecidos os vencedores e expostos os trabalhos concorrentes no dia 1 de março, na Biblioteca Municipal de Odemira. Também na Biblioteca estará patente a exposição de BD do autor Luís Henriques, entre os dias 25 de janeiro e 27 de fevereiro. A exposição é dirigida ao público jovem e apresenta parte da mostra que o autor levou ao Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em 2008, onde teve grande destaque. Para o dia 20 de fevereiro está agendada uma animação de leitura da história “As aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho”, direcionada às crianças do 1º ciclo, pelo autor de BD e ilustrador Pedro Leitão. A partir do dia 25 de fevereiro e até ao dia 8 de março, decorrerá a feira do Comic Book e da BD, onde serão apresentados os títulos recentes e os clássicos da BD.8º Concurso de Banda Desenhada 
O prazo para entrega de trabalhos para o 8º Concurso de Banda Desenhada decorrerá entre os dias 7 de janeiro e 14 de fevereiro. O concurso é dirigido a maiores de 16 anos e tem como prémios 300 euros para o 1º classificado, 150 euros para o segundo e 75 euros para o terceiro lugar. O tema é livre e os trabalhos devem ser apresentados em folhas de formato A3. Cada concorrente pode participar com mais do que um trabalho, desde que enviados separadamente e com pseudónimos diferentes. A identificação e contactos do autor devem constar apenas no interior de envelope fechado, com o pseudónimo no exterior. Os concorrentes deverão entregar os seus trabalhos no Balcão Único do Município de Odemira ou enviar para o Município de Odemira, na morada Praça da República, 7630-139 Odemira.

A entrega de prémios e a inauguração da exposição com os trabalhos participantes decorrerá no dia 1 de março, na Biblioteca Municipal, pelas 16.00 horas. A mostra poderá ser visitada até ao dia 29 de março.

8.ª Mostra de Banda Desenhada
O regulamento do concurso de BD e o programa da BDTECA 2014 estão disponíveis em www.cm-odemira.pt