BD: Lançamento – Juvebede #55

Está já disponível mais um número da revista JuveBêde. Deixamos aqui toda a informação e o editorial da autoria de Carlos Cunha.

Num ano particularmente difícil para a edição de livros de banda desenhada em Portugal, há que tirar o chapéu a várias iniciativas que têm vindo a decorrer e que fazem com que a chamada nona arte nunca se apague. Foi o caso do Festival de Banda Desenhada de Beja, do Moura BD, do Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, entre outros.

De igual forma este ano também pudemos visitar inúmeras exposições de ilustrações, como a Ilustra 33 e a exposição de Cartazes de Propaganda Chinesa de que falámos no número anterior e da Exposição “A sardinha é de todos!” e “O Consumo Feliz”, estas duas últimas em destaque nesta edição do JuveBD.

Também pudemos assistir, com satisfação, à 11.ª edição dos Troféus da Central Comics (da qual tive o grato prazer de fazer parte do Júri), com direito a uma convenção de dois dias, a Central Comics Con.

A equipa do JuveBD teve o prazer de voltar a estar com Mauricio de Sousa, no lançamento de uma colecção de 12 livros, comemorativa dos 50 anos da Turma da Mônica, um universo cada vez mais importante em Portugal, como prova o futuro parque/jardim, que se encontra em construção no concelho da Amadora.

Nesta edição, é com muito agrado que contamos com a participação do autor Baptista Mendes, um dos mais conceituados veteranos portugueses na arte da banda desenhada, que colaborou com inúmeras publicações, que vão desde o Cavaleiro Andante, Mundo de Aventuras ou Diário de Notícias. Tem vários álbuns publicados, todos eles dedicados a vários momentos, personalidades e locais da história de Portugal. Tem também pequenas bandas desenhadas de duas pranchas, das quais gentilmente cedeu algumas para publicarmos no JuveBD. Escolhemos a vida de Pedro Hispano (Papa João XXI), de Diogo Cão  e de Camões, três grandes figuras nacionais.

Quanto a nós, esperamos regressar (se os apoios assim o permitirem) numa próxima edição e trazer a reportagem do 24.º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora de 2013.

Até lá, leia e comente o JuveBD em http://juvebede.blogspot.pt e www.facebook.com/juvebede.

Boas leituras!

capa juvebede 55ultima pagina juvebede 55_