BD: LANÇAMENTO – ASTÉRIX ENTRE OS PICTOS, de Didier Conrad e Jean Yves Ferri

Quinta-feira, 24 de outubro é o dia em que chega às livrarias portuguesas – e de outros 23 países – a 35ª aventura de Astérix. VEJA AQUI AS PRIMEIRAS IMAGENS DE: “Astérix entre os Pictos” (LeYa/ASA) é o primeiro álbum da famosa série a ser assinado por Didier Conrad e Jean-Yves Ferri, os autores a quem Albert Uderzo passou o testemunho e que asseguram, respectivamente, as ilustrações e o argumento do livro.  

FRANCE-COMICS-ASTERIX-UDERZO

Nesta nova aventura, o pequeno gaulês e o seu inseparável amigo Obélix viajam para terras da antiga Escócia ao encontro dos povos que ali habitam, os Pictos. Conhecidos pelas suas qualidades de temíveis guerreiros e pelos seus múltiplos clãs, e cujo nome, dado pelos Romanos, significa literalmente “homens pintados”, os Pictos são, assim, os personagens a descobrir num livro que segue a melhor tradição das aventuras do mais célebre de todos os Gauleses. “Astérix entre os Pictos” é, pois, uma viagem épica a um país rico em tradições, durante a qual os nossos heróis irão descobrir um novo povo, cujas diferenças culturais se traduzirão em piadas e trocadilhos memoráveis.

Novo_asterix7

Em Portugal, ASA organiza “tour” de Astérix e Obélix

No contexto do lançamento da nova aventura em Portugal a invasão dos heróis gauleses será vivida sobretudo nas livrarias de todo o país, onde os fãs encontrarão as personagens do novo livro sob os mais diversos formatos, entre os quais centenas de silhuetas dos gauleses envergando os tradicionais “kilts”, não fosse a nova aventura passada na antiga Escócia.

Astérix entre os Pictos

Uma das novidades da campanha serão os expositores “interactivos” nos quais foram incluídos códigos QR que permitirão aos utilizadores de smartphones o acesso à página internacional de “Asterix entre os Pictos” onde encontrarão um verdadeiro mundo de imagens e informações, bem como um pequeno video “teaser” cheio de humor…picto (www.asterix35.com/video-teaser/).

 Novo_asterix5

A ASA celebra ainda o lançamento de “Astérix entre os Pictos” com a organização de uma intensa digressão das mascotes Astérix e Obélix, que visitarão o Festival de BD da Amadora (25 e 27 de outubro, 9 e 10 de novembro), e que estarão também na FNAC e no Continente do Centro Comercial Colombo, em Lisboa (26 de outubro), na FNAC e no Continente do Cascaishpping (27 de outubro), nos Continente de Guimarães e de Matosinhos (2 de novembro), na FNAC do GaiaShopping e no Continente de Coimbra (3 de novembro), no Continente de Loures (9 de novembro), no Continente de Oeiras e na FNAC Vasco da Gama (10 de novembro). Para dia 26 de outubro, às 17h, está ainda agendada para a FNAC Santa Catarina, no Porto, uma sessão de apresentação do novo livro conduzida pelo jornalista especializado em BD Pedro Cleto.

Capa_Astérix_Pictos

Franceses organizam banquete e espalham “bigodes” pelas livrarias

As Editions Albert René, detentoras da marca Astérix, estão a levar a cabo uma campanha nacional que tem no elemento surpresa um dos seus alicerces. Desde o início de outubro que estão a ser afixados centenas de posters nas livrarias de toda a França em que os personagens brincam com as expectativas dos leitores, lançando suspense sobre se haverá, no novo livro, elementos bem conhecidos dos fãs como os menires, os piratas ou os javalis. Nos mesmos pósteres encontramos ainda queixas de alguns personagens pelo fato de o novo livro, passado na antiga Escócia, os obrigar a usar saias ou por não terem escolhido um clima mais quente para cenário da nova aventura.

 Astérix entre os Pictos

Mais em cima do lançamento, aos livreiros franceses serão distribuídos bigodes de Astérix com os quais surpreenderão os clientes.

Esta semana foi ainda para a rua uma gigantesca campanha que espalhará, por toda a França, mais de seis mil imagens alusivas ao novo livro. Estas imagens – que incluem painéis gigantes nas principais estações de comboios de Paris – poderão ser vistas em estações de comboio, autocarros e mobiliário urbano.

 Astérix entre os Pictos

A celebração da chegada da nova aventura ficará ainda marcada, no dia 24, por um banquete bem ao estilo dos guerreiros gauleses, a realizar num restaurante parisiense e onde marcarão presença Albert Uderzo, um dos “pais” de Astérix, Jean-Yves Ferri e Didier Conrad, os dois novos autores da série, bem como vários editores estrangeiros de Astérix (entre os quais o português, Vitor Silva Mota, da LeYa/ASA).

 Astérix entre os Pictos

Sobre os autores

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERAJean-Yves Ferri – Argumentista – Em 1996, publica o seu primeiro álbum de BD, “Les Fables Autonomes” (2 volumes publicados). Continua com as aventuras do seu polícia rural, Aimé Lacapelle, uma figura que haveria de tornar-se mítica no seio da Polícia Montada do Tarn, e de que serão publicados quatro álbums entre 2000 e 2007. Em 1995 conhece, em Paris, o seu futuro co-autor para o desenho: Manu Larcenet. Este encontro leva à criação da célebre série Le Retour à la Terre, de que Ferri será o argumentista e que conta já com 7 volumes.

dcDidier Conrad – Desenhador – Em 1973 dá os seus primeiros passos no mundo da BD, através de uma Carte Blanche publicada no Journal de Spirou. Sob o pseudónimo de Pierce, inicia Kid Lucky, série que narra a infância do Lucky Luke de Morris, Em 2011 cria a série Marsu Kids, mais uma série derivada, desta feita a partir das aventuras do divertido Marsupilami, animal mítico inventado por Franquin. Uma obra rica, um traço reconhecível e respeitado, e cores incríveis!