BD: Image – A Editora de sonho de todos os artistas (e de muitos leitores)

São cada vez mais os autores a publicar livros na Image. Esta editora independente, tem vindo a ganhar leitores de ano para ano e é conhecida por dar espaço aos artistas para se expressarem de uma forma mais livre e menos condicionada.  

Jonathan Hickman, Brian Wood,  Nick Spencer, Greg Rucka, Ed Brubaker, Robert Kirkman  entre outros, tem aqui um local onde usufruem de uma liberdade completa sobre a sua obra e por isso, podem escrever ou desenhar o que bem entendem.

image-comics-logo_4682

      • Mas será que os seus livros são melhores na Image do que nas outras editoras?
      • Será que enquanto leitores temos a possibilidade de ler histórias melhores?

A qualidade é muito subjectiva e está muito relacionada com os gostos de cada um, isso faz com que seja complicado responder a estas perguntas.

Vou pegar no exemplo do Greg Rucka que publica através da Image a série LAZARUS. Se compararmos este título, com outros trabalhos seus noutras editoras não vamos encontrar grande diferença qualitativa. Veja-se Punisher vol. 8 (Marvel) ou Gotham Central (DC).

Neste aspecto não há grande margem de manobra. Um autor não consegue sobreviver em qualquer editora se o seu trabalho não vender e nos EUA as vendas tem uma relação muito próxima com a qualidade do produto (i.e. não há subsídios e se a coisa não presta então morre)

Aquilo que eu vejo é que os autores têm a oportunidade de criar algo diferente daquilo que habitualmente desenvolvem quando estão numa grande editora. Logo podem contar histórias de um detective Cibopata que desvenda crimes quando come algo relacionado com o dito crime (CHEW) …. Não sei se o John Layman apresentou esta ideia à DC antes de começar a escrever o DETECTIVE COMICS mas acho que podemos assumir que não.

Vejo que os autores tem mais controlo – que é a palavra chave para esta situação – no entanto  em determinadas circunstâncias acabam por perder alguma direção e quem segue The Walking Dead há alguns anos sente isso.

Depois da avaliação que fizemos aos títulos da DC e depois dos textos acerca da polémica em volta da saída de J.H. Williams III e W. Hayden Blackman da revista Batwoman achei interessante ir ver como está a qualidade das revistas de outras editoras.

Será que a Image tem mais títulos de melhor qualidade que a DC?

Conforme fiz na avaliação dos títulos da DC não posso comentar sobre todas as séries, por isso vou optar por dividir a minha avaliação em 4 grupos:

              • não li (e não posso opinar)
              • opinião positiva
              • opinião negativa
              • mehh (indefinido)

Bom

Mau

Mehh

Não leio

APHRODITE IX

CARBON GREY

BOUNCE

DARKNESS

BEDLAM

FIVE GHOSTS

CLONE

SAVAGE DRAGON

CHEW

HOAX HUNTERS

EAST OF WEST

TODD THE UGLIEST KID ON EARTH

ELEPHANTMEN

MANHATTAN PROJECTS

INVINCIBLE

WITCHBLADE #17*

FATALE

SEX

INVINCIBLE UNIVERSE

ARTIFACTS

LAZARUS

SIDEKICK

JUPITERS LEGACY

BURN THE ORPHANAGE BORN TO LOSE

MIND THE GAP

THIEF OF THIEVES

RAT QUEENS

GREAT PACIFIC

MORNING GLORIES

THINK TANK

REVIVAL

PROPHET

SAGA

WALKING DEAD

SEX CRIMINALS

SPAWN

PETER PANZERFAUST

HAUNT

SHELTERED

HACK/SLASH

ZERO

GHOSTED

SATALLITE SAM

MICE TEMPLAR

THE ACTIVITY

CHIN MUSIC

TEM GRAND

SECRET

Nota 1: Retirei o nome das revistas da Previews de Outubro. É possível que falhe alguma série que não vai ser editada pontualmente.

Nota 2: Algumas destas revistas tem o selo TOP COW ou SkyBound

  • SAGA – Provavelmente a melhor série a ser publicada na actualidade. É certo que não é uma publicação regular e que as interrupções entre arcos são muito irritantes (a última foi de 3 meses), mas faltam palavras a este escritor para louvar a qualidade superior do trabalho de Brian K. Vaughan e Fiona Staples.

Bedlam

  • BEDLAM – E se um assassino em série completamente louco se reforma-se e fosse ajudar a polícia a resolver casos de outros assassinos em série? E se ouve-se um toque de romance entre este ex-assassino e uma investigadora? Há alguém no mundo que ache isto interessante?

  • CARBON GREY – Um desenhador pode deslumbrar com o seu talento e pode desenhar páginas como o Picasso, mas se a história não é perceptível e não é fácil de seguir mensalmente não há nada que ele possa fazer. Esta série parece estar pensada para ser lida em trade.

  • FATALE – Escrito pelo Ed Brubaker e desenhado pelo Sean Phillips, acho que não preciso de dizer mais nada. Hector Hammond

  • MORNING GLORIES – Tens uma cabeça do tamanho do Hector Hammond? Então esta série é para ti! Esta série nunca, jamais em tempo algum seria publicada na DC ou na Marvel. Zero possibilidade!

  • Robert Kirkman – Houve um tempo longínquo em que Kirkman se dedicava a escrever Invincible e The Walking Dead. Nesse tempo ambas as séries distinguiam-se pela sua criatividade e pela forma como se diferenciavam do tudo o resto. Esse tempo deixou saudades e depois de ele ter dado uma “perninha” em THINK TANK, THIEF OF THIEVES, INVINCIBLE UNIVERSE e HAUNT e após a série televisiva The Walking Dead ter estreado a ideia com que fico é que a sua criatividade estancou.

TRobert_Kirkmanhe Walking Dead não tem um desenvolvimento significativo há cerca de 2 anos e é frustante ver que Kirkman optou por uma reciclagem de ideias (suas) em vez de seguir o caminho a que nos habituou.

Se tivesse que usar uma palavra para descrever a Image suponho que optaria por: Diversidade!

Enquanto na DC as revistas a que dei nota positiva eram todas de super-heróis na Image não se encontram muitos títulos com esse formato. Os autores tem optado por percorrer caminhos diferentes e nem me parece possível falar de coesão editorial pelo simples facto de que não existe qualquer linha editorial. O que existe são autores com ideias que querem expor ao público e que encontram na Image esse espaço.

Certamente que alguns de nós vão preferir Comics sem super-heróis, outros não conseguem dispensar a sua dose mensal de Batman.

Obviamente que as minhas opiniões sobre este títulos são subjectivas e devem existir muitas pessoas que discordam. A caixa de comentários aqui em baixo esta disponível para recolher as vossas opiniões. 🙂

@Nelson Vidal