BD: Workshop Ilustração Erótica “com” Bettie Page

Irá decorrer um workshop de ilustração e banda desenhada erótica cujo objectivo é desenhar a modelo nas várias posições “pin-up”, inspiradas no imaginário Bettie Page, com poses intervaladas por danças exóticas.

  • o lobo mauData: 21 setembro de 2013
  • A sessão de desenho ao vivo com modelo pin-up tem a duração de 2h30m.
  • Sessão iniciada às 10h com 15 minutos para votação conjunta do melhor desenho.
  • Minutos antes do espectáculo CAIS SODRÉ CABARET faz-se a revelação do vencedor do melhor desenho e entrega de um prémio ao vencedor.
  • OBJECTIVO: desenhar a modelo nas várias posições “pin-up”, inspiradas no imaginário Bettie Page, com poses intervaladas por danças exóticas.
  • Aos inscritos pede-se a comparência de uns 5 minutos antes para melhor escolha de local para desenharem.
  • MATERIAIS: Os materiais e suportes a trazer são livres. Desde o bolco de folhas A4 ou A3 ao Sketchbook tipo Molesquine. Podem trazer lápis, canetas de feltro, caneta-pincel de depósito ou mini-estojo de aguarelas. Qualquer material desde que de utilização RÁPIDA e PRÁTICA. Caso não existam mesas, cada artista utilizará os seus joelhos como suporte para desenhar.
  • local da sessão: Pax Julia – Teatro Municipal em Beja
  • ·         Formador: Nuno Saraiva
  • Preço: 3 euros (com direito a entrada no espectáculo Cais do Sodré Cabaret  pelas 21h30 no Pax Julia – Teatro Municipal em Beja dia 21 de setembro

Inscrições e informações: 284315090

Mais Detalhes: 

“WORKSHOP DE ILUSTRAÇÃO ERÓTICA”

sessão 1 Tempest Storm

sessão 2 Nouvele Vague

Formador

Nuno Saraiva

Horário:

Sábado, 21 de Setembro

BD erótica

Duração total:

6h

2 sessões, de 3h cada

manhã (sessão 1)

e tarde (sessão 2)

Público-Alvo:

Todos os interessados em Desenho. com idade mínima de 17 anos.

Não se exige experiência em desenho de figura humana.

Objectivos gerais:

Pretende-se com este curso a experimentação de uma metodologia muito específica na representação do modelo burlesco. Propõem-se estratégias de observação e técnicas de representação simples baseados em posters pin-up e cartazes de cinema.

Materiais:

Os desenhos deverão ser executados de informal sendo desejável o uso de qualquer material desde que de utilização RÁPIDA e PRÁTICA. Os participantes são responsáveis por todo o material (lápis, carvão, pasteis, borrachas, canetas, tintas, pincéis, caneta-pincel de depósito ou mini-estojo de aguarelas, etc.) e suportes (bolco de folhas A4 ou A3 ao Sketchbook tipo Molesquine) que achem necessário ao desenvolvimento dos seus trabalhos.

Métodologia:

1. Em cada sessão haverá uma pequena introdução teórica de 10 minutos abordando

o Erótico na arte – de Pompeia ao Pigalle, o género na literatura: Satiricon-Decameron-Justine, o género no cinema: de Theda Bara a Tinto Brass, os arquétipos sexuais na banda desenhada: Jane, de Norman Pett ao Manga Hentai.

2. Parte-se de seguida ao desenho à vista com as duas modelo pin-up que executaram várias poses. Cada pose é trabalhada ao longo de 15 ou 20 minutos.

3. Serão explorados 2 temas: A sessão 1 da manhã terá como tema Tempest Storm, performer burlesca da década de 1950; A sessão 2 sobre o imaignário do cinema francês da Nouvele Vague.

4. As modelos irão apresentar cerca de 3 figurinos com 4 poses cada. Os figurinos serão intervalados com breves sessões de dança exótica.*

5. No encerrar do workshop será feita votação conjunta do melhor desenho. Minutos antes do espectáculo CAIS SODRÉ CABARET revela-se do vencedor do melhor desenho e entrega de um prémio ao vencedor.

*a duração das sessões será acompanhada por música ambiente.