XI Troféus Central Comics

Póster XI Troféus Central ComicsVai começar uma nova década de existência do Troféus Central Comics, dando continuidade à reformulação tida há dois anos e que melhor os adequou à realidade editorial e autoral sentida no panorama português. Já anunciado como integrado no programa do novíssimo evento CentralComics-Con, o TCC irá abrir a votação ao público em breve e pela 11ª vez convidar os leitores e profissionais do sector a participar na decisão de quais foram as melhores obras e artistas do ano transacto.

Votação do XI TCC

A votação deverá começar já na próxima semana e decorre até 10 de Julho (4ª-Feira), com a Cerimónia de Entrega a ter lugar no fim-de-semana seguinte, em 13-14 de Julho, no 1º CentralComics-Com, no Hard Club do Porto, no antigo Mercado da Ribeira.

Júri do TCC

Participa na selecção de nomeados deste evento, os seguintes especialistas:

HUGO JESUS, co-fundador e administrador do Portal Central Comics, letrista e argumentista de BD;

PEDRO VIEIRA MOURA, critico no blog LerBD, pedagogo, promotor de eventos e exposições de BD;

SARA FIGUEIREDO COSTA, crítica na revista Os Meus Livros e outros, e no blog O Beco das Imagens;

CARLOS CUNHA, editor e crítico de BD na revista JuveBêDê;

LUÍS SALVADO, jornalista na revista Première e crítico de BD.

Sobre o TCC

O Troféus Central Comics (TCC) é um evento que atribui prémios em reconhecimento de criações no mercado português de BD e Cartoon, com a particularidade – única no país – da consagração ser conferida por entidade privada e de acordo com as preferências do grande público, resultante de votos on-line dos próprios leitores e profissionais da àrea, após pré-selecção por paínel de júri composto por críticos e militantes especializados em BD e áreas com afinidade.

Contempla-se todas as obras produzidas no ano anterior, por editoras nacionais ou estrangeiras que editem em português no país, e âncoram a Cerimónia de Entrega em festivais da especialidade (i.e. CentralComics-Con). O evento regista uma média de adesão na ordem de 800 votantes, número que cresce contínuamente, assim legitimado a pertinencia das acções do TCC.

Paralelamente às diversas categorias, é entregue o Troféu Especial do Júri, que distingue personalidades de relevo no sector.

A autoria do cartaz do XI TCC é da ilustradora Carla Rodrigues (Antologias Zona e webcomic A Garagem de Kubrik).