BD: Sama em Beja

Lone Wolf de SAMAO artista brasileiro Sama irá apresentar em exclusivo no festival de Beja originais da sua nova novela gráfica assim como um conjunto de postais que se insere noutro projecto do mesmo.
Irá ser reeditado também a segunda edição de “Os cadernos de Sama”, dado a primeira já ter esgotado, com novos extras e prefácio de André Azevedo e Posfácio de Manuel Espirito Santo.

Eduardo Filipe a.k.a Sama
Assim como o Dr. Jeckyll e o Sr. Hyde,
Eduardo Filipe e o Sama ocupam o mesmo corpo. Eduardo passou pela televisão, teatro e cinema como ator e realizador.
Em cinema foi protagonista nos filmes “Era uma vez…”(1991), ”Uma História do rio Paraguai”(1999), “A Cartomante”(2008) e no teatro participou em várias peças com ator, entre elas, “Os 12 trabalhos de Hércules”(1989),”O Ateneu”(1990),”Picaretas”(1997) e assinou a cenografia e direcção de arte da peça “Zastrozzi”.
Já Sama é artista visual premiado em salões de Arte Contemporânea e Bienais internacionais.
Publicou cartons, ilustrações e BD nas revistas: Piauí, Argumento, General, Bundas e nos livros: “A Imagem do Som”, “Clube da Leitura” e “Irmãos Grimm em Quadrinhos”.
Ganhou o 1º lugar no XV Salão Carioca de Humor na categoria Charge com o polêmico Bin Laden Bank (também conhecido como Bradesco Bin Laden).
Grafitou as instalações da SonyBMG no Rio de Janeiro, integrou as exposições coletivas “100 anos de Dercy” na casa de cultura Laura Alvim,
“A Imagem do Som do Samba” no Paço Imperial do Rio de Janeiro, o “Piscinão da Benvinda de Carvalho” em Belo Horizonte e o XVII Salão de Arte Digital de Havana em Cuba.
Depois de ser premiado no XV Salão Universidarte de arte contemporânea, realizou sua primeira individual “3 Caras e Uma Caixa” na Galeria Maria Martins no Rio de Janeiro.
Assinou a Direção de arte e as instalações para o clipe “Esconderijo” realizado por Selton Mello.
Em 2011 lançou seu primeiro livro solo “A Balada de Johnny Furacão”, que ficou entre as 10 melhores BDs do ano no Brasil.
Em Março de 2012 participou com uma exposição no MAB Invicta -Festival Internacional de Multimédia, Artes e BD na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Em Outubro de 2012 participou no festival internacional de Banda desenhada da Amadora, sendo um sucesso de vendas.