Comic-Transfer

comic-transferA banda desenhada está novamente em destaque no Goethe-Institut, com o projecto “Comic-Transfer”, um intercâmbio de artistas de banda desenhada que, em 2012 e 2013, irá unir diversos artistas europeus em torno do tema “A cidade”.

O repto foi lançado pelos institutos de Portugal, Espanha, França, Itália e Bélgica, que convidaram diversos autores de banda desenhada a descobrirem as cidades europeias sob novos pontos de vista, detalhando toda a sua experiência num blogue colectivo. (http://blog.goethe.de/comic-transfer/.)

A MINHA CIDADE VISTA PELOS TEUS OLHOS

“A minha cidade vista pelos teus olhos” é o tema do intercâmbio organizado pelo Goethe-Institut Portugal em 2012 e que reúne dois dos mais interessantes Urban Sketchers de Portugal e da Alemanha, Ricardo Cabral e Till Laßmann.

Depois de passar por Israel e pelo Kosovo, Ricardo Cabral aventurou-se durante duas semanas pela Alemanha. Hamburgo, cidade hanseática, foi o seu ponto de partida, e Berlim, a capital, o destino. Pelo meio, uma breve passagem pelo festival de desenho de Stralsund, “Skizzenfestival”, para conviver com artistas dos rabiscos de todo o mundo. Acompanhem a sua viagem no blogue

Em Outubro é a vez do “artista dos eventos” alemão Till Laßmann descobrir Portugal. O Porto é o primeiro destino, e Lisboa a meta, com uma breve passagem pelo AmadoraBD 2012.

PROGRAMA DO FIM-DE-SEMANA

SÁBADO, 20 DE OUTUBRO
No sábado, entre as 14h30 e as 18h30, irá ter lugar uma sessão de desenho no Jardim do Torel, onde os adeptos do desenho se podem juntar a Till Laßmann e a Ricardo Cabral para elaborar uma vista panorâmica da cidade.
Às 19h00, será inaugurada uma pequena exposição dos desenhos realizados por Ricardo Cabral e Till Laßmann na Alemanha. A exposição estará patente no Goethe-Institut em Lisboa até 16 de Novembro.
Ponto encontro: Goethe-Institut de Lisboa, às 14h00.
Inscrições obrigatórias através do email: biblioteca@lissabon.goethe.org

DOMINGO, 21 DE OUTUBRO:
Como preparação para o Amadora BD’12, no Domingo terá lugar uma sessão de desenho de Lisboa até à Amadora e, de seguida, um workshop de pintura de giz num parque da cidade com Till Laßmann.
Ponto encontro: estação ferroviária do Rossio, às 14h00.
Inscrições obrigatórias através do email: biblioteca@lissabon.goethe.org

ARTISTAS CONVIDADOS

ricardo cabralRicardo Cabral licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa em 2005. Tem diversos trabalhos publicados como ilustrador nos jornais Correio da Manhã, Expresso, Diário de Notícias, Jornal i, Revista TimeOut, revista Inútil. Colaborou enquanto ilustrador com TMN, PT, Super Bock, Galp, Cafés Delta, Moleskine. Ilustrou os livros “12 Erros que tramaram Portugal” e “12 Erros que tramaram o nosso Benfica”, para a editora Guerra e Paz, e o livro infantil “Portugal para Miúdos” de José Jorge Letria para a Editora Texto. É autor dos livros “Evereste”, “Israel Sketchbook”, “Newborn – 10 dias no Kosovo”, e “Pontas Soltas-Cidades”, editados pela editora Asa.

Till LaßmannTill Laßmann trabalha em ilustração e animação desde 2003, mas a sua relação com o pincel e a caneta começou há muito. Nos últimos anos trabalha também como ilustrador de eventos, empregando o seu estilo muito próprio e humorístico a festas de casamento e de empresas, tanto na Alemanha como além fronteiras. A sua paixão pela ilustração expressa-se também nas diversas exposições em que participou, nas aulas que lecciona na Escola de Design Schwerin, na co-edição da revista de banda desenhada “Herrensahne” e na presidência da associação Initiative ComicKunst, de Hamburgo.

Relacionados