2ªs Conferências de Banda Desenhada

2CBDPT 2012, cartaz por João Maio PintoTendo sido já seleccionados os trabalhos a apresentar, informamos todos os interessados que as Conferências terão lugar no dia 29 deste mês na Orlando Ribeiro.

Este ano, infelizmente, não haverá nem convidados internacionais nem acções complementares, mas concentram-se temas interessantes e produtivos. A divulgação deste evento é fundamental para que possa crescer ou integrar-se noutras acções e áreas que lhe sejam contíguas. Estas conferências têm um carácter académico, mas servem uma comunidade bastante alargada, ou que desejamos ver alargada.
A entrada é totalmente livre e a participação do público nas discussões é estimulada.
Desde já gostaríamos de deixar os nossos agradecimentos a todas as pessoas que nos ajudaram na organização e preparações destes eventos. João Maio Pinto, pelo incansável trabalho com a comunicação e o cartaz, e a Ana Branco e Cláudia Dias, pelo apoio nesse campo igualmente. Cláudia Dias, em particular, e Rafael Martins, têm feito um trabalho de bastidores, e merecem ser mencionados vivamente. O apoio da Dra.Isabel Gaspar, da Divisão de Rede de Bibliotecas da CML, e da Dra. Anabela Carvalho, Directora da Biblioteca Orlando Ribeiro, foram fundamentais para que a Conferência tivesse lugar, literalmente.
Um obrigado igualmente a todos os participantes, quer aqueles cujas propostas foram aceites quer aqueles cujas propostas foram convidadas a serem reenquadradas ou a procurarem desenvolvimento complementar para serem apresentados numa ocasião futura. A Comissão de Apreciação foi igualmente incansável, não apenas na leitura das propostas, mas em muitas das ideias que consolidam o encontro. Os amigos de sempre sabem quem são, pois nada nasce na solidão.
Para aguçar o apetite, fica aqui a organização das apresentações.

10h Abertura

10h20 Sessão 1, INTERTEXTUALIDADES, TRANSMEDIALIDADE, DIÁLOGOS
10h20 Cristina Álvares, “Um caso de migração intermedial de personagens. Bécassine e Corto Maltese em três micro-novelas de Chantal Thomas”
10h40 Renatta Pascoal, “Archi-comics. Partilhas projectuais entre a Banda Desenhada e a Arquitectura ”
11h00 Conceição Pereira, “As falhas fundamentais de Glen Baxter”

11h40 Intervalo

11h50 Sessão 2, PÓSCOLONIALISMO
11h50 Isabel Correia, ” Indígenas em Nova Iorque [Chloé Cruchaudet]”
12h10 Sandra Silva, “Uma mulher à conquista dos trópicos[Chloé Cruchaudet]”
12h30 Luís Cunha, “Quando a Branca de Neve é negra: caricatura, estereótipo e linguagem”
12h50 Marie M. Silva, “Memória, história e subjectividades: a história oficial francesa revista e corrigida pela banda desenhada”

13h30 Intervalo (almoço)

14h30 Sessão 3, AFECTOS
14h30 Alexandra Dias, “As Pombinhas do Sr. Leitão – ficção narrativa em BD”
14h50 Ana Matilde Sousa, “Moe-kei e manga yonkoma: cuteness “estuplime” na banda desenhada de 4 vinhetas japonesa”
15h10 Pedro Moura, “Fotografias e sonhos em Alison Bechdel: Espaços heterotópicos de representação do eu relacional”

16h Encerramento

Pedro Vieira de Moura