Crítica: Animal Man Annual #1

animal man annual #1 - capaA ongoing do Animal Man teve direito a um “Anual”, um número que geralmente representa um extra na história contínua da personagem principal. Veja aqui a opinião de Miguel Peres e leia as primeiras páginas. (clica na capa para ampliar)

Neste número, Jeff Lemire conseguiu juntar Swamp Thing a Animal Man (Swamp Thing representa o Green, Animal Man o Red), numa história que remonta ao passado dos avatares de cada conceito. Conseguimos perceber que existe 3 realidades essenciais para a vida e que têm de estar equilibradas: o Rot, Green e Red. Aqui enquadra-se Jacob Mullin, um avatar que já foi como Buddy Baker (o actual Animal Man). O mote é dado por Socks, gato que está com Maxine e enquadra-a (e ao leitor) no panorama geral e nas próprias origens de cada realidade.

Este número, embora não seja obrigatório para perceber a série regular, dá-nos um “extra” importante para perceber certos aspectos, sobretudo de como cada realidade funciona e está interligada entre si. Jeff Lemire recorre ao passado, mas assusta-nos com um leve toque do futuro da humanidade (e dos super-heróis!). Todo o argumento é equilibrado, conseguindo dar destaque a todos de igual modo.
Já a escolha da arte não recaiu sobre Travel Foreman ou Steve Pugh, mas sim em Timothy Green II: uma arte parecida e que não choca para quem tem acompanhado o trabalho dos 2 autores já referidos, mas que tem o seu toque pessoal. As expressões dos personagens estão mais exageradas e aumentadas e Timothy não arrisca tanto nos layouts das pranchas como é habitual em cada história de Jeff Lemire. Timothy tem menos pormenor que Travel Foreman, mas consegue sempre manter a linha segura.

Quem está em cima do acontecimento e quer aquele extra que adoça a coleção de qualquer fanático de BD, aconselho comprarem este número. Tem um certo toque de tie-in com a ongoing do Swamp Thing, aguçando a curiosidade para acompanhar a série do monstro verde.

As primeiras páginas (clica para ampliar):
animal man annual #1 - page 1animal man annual #1 - page 2 animal man annual #1 - page 3animal man annual #1 - page 4

Argumento: Jeff Lemire
Arte: Timothy Green, Joseph Silver
Editora: DC Comics
Preço de capa: $4.99

Classificação: 7/10

MIGUEL PERES

previews O Lobo Mau