X Troféus Central Comics

Após um ano de mudança, em que renovámos a estrutura dos prémios, o X Troféus Central Comics que agora começa vem fechar o ciclo em 10 anos de consagrações à BD portuguesa pelo grande público, promovidas de modo privado pelo portal Central Comics!

Prevista para o 2º dia do VIII Festival Internacional de BD de Beja (FIBDB), em 27 de Maio/Domingo, pelas 15h30, a apresentação em primeira-mão dos nomeados no X Troféus Central Comics (TCC) será conduzida pelo jurado Daniel Maia e vai revelar correcções ao novo regulamento testado no ano passado, que iremos abordar em detalhe em breve.

Poster Oficial:
Por André Caetanto
Por André Caetano

Sobre o TCC
O Troféus Central Comics (também referidos por TCC) é um evento que atribui prémios em reconhecimento de êxitos criativos no mercado português de banda desenhada e cartoon, com a particularidade – única no país – da consagração ser conferida por uma entidade privada e segundo as preferências do grande público, resultante de votos on-line dos próprios leitores e profissionais do sector, após pré-selecção por paínel de júri composto por autores de BD e críticos especializados.
Os TCC contemplam todas as obras produzidas no ano transacto, por editoras nacionais ou que editem em língua Portuguesa no país, e usualmente âncoram a Cerimónia de Entrega em festivais da especialidade (i.e. evento Portusaki), embora também tenham sido criados propositadamente salões em volta da revelação dos vencedores. O evento regista uma média de adesão na ordem de 800 votantes, número que contínuamente cresce a cada ano, assim legitimando a pertinencia do TCC junto dos leitor, autores e editores. Paralelamente às diversas categorias, é entregue o Troféu Especial do Júri, que visa distinguir personalidades de relevo no sector.

Votação do X TCC
A votação onde o público leitor e profissionais da área escolhem os autores e obras favoritas de 2011, começa 1 de Junho (6ª-Feira) e estende-se até 31 de Julho (3ª-feira), num prazo alargado que visa compensar pelo período de férias dos leitores. A Cerimonia de Entrega dos troféus será no dia 2 de Setembro (Domingo), durante o 2º Portusaki – evento de BD, cultura e entretenimento, desenvolvido em parceria com o Hard Club do Porto e que voltará a ocupar o antigo Mercado Ferreira Borges no Porto.

Júri do TCC
Devido a indisponibilidade por parte de alguns dos elementos do júri, os nomeados do X TCC foram pré-seleccionados por: HUGO JESUS, co-fundador e administrador do Central Comics, também letrista e designer do We3 Studio, e argumentista de BD; DANIEL MAIA, ilustrador e autor de BD, e também editor da Arga Warga Edições; e PEDRO VIEIRA MOURA, critico, pedagogo e argumentista de BD, também blogger de LerBD e co-coordenador dos projectos “VerBD” e exposição Tinta nos Nervos, e editor da Montesinos.

O autor do cartaz do X TCC é o ilustrador André Caetano (Pop Rock: Trabalhadores do Comércio – Inbictus (Tugaland); Zona Monstra (Assc. Tentáculo); O Abade João (Minerva), etc)