22º Amadora BD: Programa

A Festa do Humor em Portugal

Entre os dias 21 de Outubro e 6 de Novembro os quadradinhos regressam ao Fórum Luís de Camões e o 22º AmadoraBD transforma a cidade no ponto de encontro internacional da banda desenhada em Portugal.

Tendo O Humor como tema central, o Festival de 2011, apresenta um conjunto diversificado de exposições de autores nacionais e estrangeiros representativos das várias tendências e correntes da BD, dos clássicos aos contemporâneos, do mainstream à vanguarda. 

Destaca-se nesta edição a exposição central evocativa do Centenário da criação da Sociedade dos Humoristas, em 1911, evento que recorda a afirmação da banda desenhada portuguesa, a par da evolução da BD mundial desde os primórdios à actualidade. 

Para comemorar os sessenta anos dos Peanuts, uma das séries que revolucionou a história da BD, criada por Charles Monroe Schulz, e protagonizada pelos seus eternos heróis Charlie Brown e Snoopy, o Festival associou-se à Peanuts Worlwide, à CPLG, e ao Museu Charles Schulz, para participar na angariação mundial de fundos para o desenvolvimento de projectos da UNICEF.

Para além deste percurso pela história da BD é de salientar a emergência de uma nova geração de autores nacionais, designadamente, Filipe Melo, vencedor, em 2010, do Prémio para o Melhor Argumento, com o álbum Dog Mendonça e Pizzaboy, e uma mostra de Filipe Andrade, autor português em destaque e responsável pela ilustração original para a imagem do Festival.

Para além do Fórum Luís de Camões existem um conjunto de outros espaços na cidade que acolhem mostras de BD, cartoon e ilustração.

A presença de autores, a feira do livro, a apresentação e lançamento de novos álbuns, a atribuição dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada, os debates, as sessões de cinema e de autógrafos, fazem do Amadora BD uma grande Festa para todas as idades e onde os mais novos não foram esquecidos.

Nas manhãs de sábado e domingo podem ouvir histórias de encantar, participar em oficinas de cinema de animação ou aprender origami, é só escolher. 

De 21 de Outubro a 6 de Novembro, há Festa na Amadora e nós contamos com a sua colaboração na divulgação deste evento.

AUTORES ESTRANGEIROS CONVIDADOS

1º Fim-de-Semana (22 e 23 de Outubro)
Alex Baladi (Suiça)
Valéry Der-Sarkissian (França)
Jeannie Schulz (EUA)

2º Fim-de-Semana (29 e 30 de Outubro)
Gogue (Galiza/Espanha)
Xaquin Marin (Galiza/Espanha)
Luiz Gê (Brasil)
Peggy Adam (França)
Spacca (Brasil)
Effat Ismail (Egipto)

3º Fim-de-Semana (5 e 6 de Novembro)
Roberta Gregory (EUA)
John Lent (EUA)
Juan Cavia (Argentina)
Santiago Villa (Argentina)
Shannon Weeler (EUA)
Eric Maltaite (Bélgica)

DATA

O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora 2011 decorre entre 21 de Outubro e 6 de Novembro.

INAUGURAÇÃO 

dia 21 de Out 18.30 horas – Recepção na Galeria Municipal Artur Bual – Inauguração da exposição Fernando Relvas21.30 horas – Inauguração do núcleo central do Festival no Fórum Luís de Camões
dia 22 de Out 17.30 h – Museu Municipal de Arqueologia – Inauguração da exposiçãoUm Dia há Quatro Mil Anos, Um Menino como Eu18.30 h – Casa Roque Gameiro – Inauguração da exposição deIlustração de Yara Kono

19.00h – Recreios da Amadora – Inauguração da exposiçãoAmadoraCartoon

19.30h – Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos – Inauguração da exposição José Pires, 50 anos de BD

20.00 h – CNBDI

Visita à exposição História com Humor

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O horário de funcionamento do Festival no Fórum Luís de Camões, é o seguinte:

de 22 de Out a 6 de Nov dom. a 5ª feira e feriado – das 10h às 20h

6ª feira e sáb. – das 10h às 23h

ACESSO AO FESTIVAL

 

Na edição de 2011 o acesso às exposições no núcleo central terá as seguintes modalidades:

Acesso Gratuito

Escolas da cidade da Amadora e organizações de solidariedade social

Profissionais – comunicação social, editores, investigadores e autores têm cartão de livre acesso (requer confirmação/inscrição no comissariado do AmadoraBD)

Menores de 12 anos se acompanhado(s) por adulto

Visitantes mascarados de personagens de BD, (requer identificação/inscrição) à entrada do recinto.

Casa Roque Gameiro, Galeria Municipal Artur Bual, Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, Recreios da Amadora, Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, Museu Municipal de Arqueologia e Escola Superior de Teatro e Cinema.

Público em geral

Bilhete no valor de 3,00 euros

Escolas exteriores à Amadora

Bilhete no valor de 5,00 euros

Passe Amigos da BD

Bilhete de entrada permanente no valor de 10,00 euros

Estudantes, portadores de cartão jovem

Pensionistas

Seniores (+65)

Munícipes da Amadora

Funcionários na Amadora**

Bilhete no valor de 2,00 euros

**Grupos em número mínimo de três pessoas pertencentes a empresas, lojas e instituições sedeadas na Amadora com apresentação de BI e cartão ou credencial da entidade a que pertencem.

ENTREGA DE PRÉMIOS

 

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se no dia 29 de Outubro, pelas 18.30 horas, nos Recreios da Amadora. Na ocasião, serão entregues os prémios referentes aos Concursos de Ilustração, BD e Cartoon e Prémios Nacionais de Banda Desenhada que premeiam autores e editoras. 

ESPECTÁCULOS MUSICAIS

No que se refere a espectáculos musicais, informa-se que o recinto do Festival no dia da inauguração será palco de um concerto com LINK, numa combinação de ritmos quentes com o Groove da música soul.

Estão a ser preparados mais alguns espectáculos.

ANIMAÇÃO

À semelhança das edições anteriores, o Amadora BD programou um conjunto de actividades: diversos ateliers, hora do conto e outras actividades, diferenciadas consoante as idades.

Numa parceria com a Casa da Animação no Porto e no âmbito da Festa da Animação será, ainda, exibida uma selecção de filmes no auditório do Festival.

A Festa da Caricatura que contará com a presença de autores nacionais – Natalino Malchiades, Bandeira e Luís Afonso – e estrangeiros – Effat do Egipto e Elena Ospina da Colômbia – é, decerto, uma oportunidade de levar para casa a sua caricatura.

Para os mais novos, o Amadora BD preparou um conjunto de actividades, a realizar nos sábados e domingos de manhã: Pinturas Faciais, Modelagem de Balões, e as Oficinas de Origami, Música Digital, Cinema de Animação e o Atelier Dançar uma História. 

O Amadora BD será palco, este ano, da final do Concurso Nacional de Cosplay, no dia 6 de Novembro, à tarde.

 

PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES

 

O tema central do Festival deste ano é O Humor.

Para esta edição, apresenta-se as seguintes exposições:

FORUM LUÍS DE CAMÕES – Núcleo Central

- Exposição Central 

O Humor na Banda Desenhada

O Centenário do Humorismo

- Comemorar o Centenário do Humorismo em Portugal e a importância de que se revestiu para a banda desenhada nacional.

- A importância da Sociedade de Humoristas Portugueses criada em 1911, o seu texto base e a actualidade e pertinência das questões colocadas. A explicitação do termo Humorismo e os motivos que conduziram à criação desta associação servem dois propósitos concretos:

a) Homenagear os artistas que defenderam a ruptura revolucionária com a caricatura oitocentista, e se declararam favor do humorismo do novo século.

A criação de uma associação e o impacto na sociedade traduz-se também nas suas concretizações, exemplo disso são os Salões dos Humoristas que se realizaram em 1912 e 1913.

b) Reflectir sobre a questão do associativismo, e das várias tentativas fracassadas de criação de sociedades em 1911, em 1916, em 1938, até à actualidade com a apresentação de trabalhos de artistas no activo sobre o esta questão no seio dos artistas gráficos.

O Humor na BD Internacional

Conhecer de que forma o Humor esteve presente na evolução histórica e geográfica da narrativa gráfica desde 1800 à actualidade. 

Um processo com recriações sucessivas e sobrepostas e onde as diferentes épocas recuperam estéticas e estruturas criativas, reinventando-se constantemente. É nas séries e nos heróis que o humor de cada sociedade melhor se reflecte e se transmite de acordo com o pensamento e as fórmulas que cada época lhe atribuiu. 

Nesta mostra os heróis, na sua cronologia, expressam a própria história da BD: são os representantes das preocupações de cada década e são o objecto onde os leitores encontram o seu reflexo.

- Os Peanuts ao Longo de 60 Anos

- S.O.S. – AIRCRAFT

- Rui Lacas

Prémio Melhor Álbum Português – “Asteroid Fighters – 1º Vol.”

Mostrar o processo criativo através das várias fases do trabalho.

- Filipe Andrade

Prémio Melhor Desenho Álbum Português – “BRK – Tomo 1

Núcleos da Exposição: 

1. BRK:

Através dos conteúdos expositivos e da cenografia, pretende-se mostrar ao público o processo criativo dos autores (Filipe Andrade – desenho e Filipe Pina – argumento) através das várias fases do trabalho; mostrar como nasce um álbum de BD (desde uma simples ideia até à materialização em livro).

Este é o núcleo principal da exposição, pois o propósito da mostra é o Prémio que o livro venceu. 

2. Marvel:

O objectivo deste núcleo é mostrar o percurso do autor com a editora norte-americana Marvel, desde que apresentou uma candidatura espontânea até aos dias de hoje, em que aí trabalha como desenhador profissional.

3. Diversos:

Neste núcleo apresenta-se a diversidade do trabalho do autor, individualmente ou em parceria, tanto na vertente mais académica como na profissional.

- Filipe Melo

Prémio Melhor Argumento Álbum Português – “As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e PizzaBoy

A exposição inclui 2 núcleos: 1º Vol – Prémio 2010 e o 2º Vol – a ser lançado no Festival

A mostra pretende:

- Mostrar ao público o processo criativo dos autores (Argumento: Filipe Melo;

Desenho: Juan Cavia; Cor: Santiago Villa) através das várias fases do trabalho; mostrar como nasce um álbum de BD (desde uma simples ideia até à materialização em livro).

- Dar destaque ao argumento/ história (tendo em conta que o livro foi Prémio Melhor Argumento)

- Motivar o público, sobretudo o público jovem, a ser autor de BD

- Nelson Martins

Melhor Álbum de Autor Português em Língua Estrangeira – “Tout sur les Celibataires

Exposição retrospectiva do autor, com especial enfoque no álbum premiado

Núcleos da Exposição: 

1. “Tout Sur Les Célibataires”

Através dos conteúdos expositivos e da cenografia, pretende-se mostrar ao público o processo criativo do autores através das várias fases do trabalho; mostrar como nasce um álbum de BD (desde uma simples ideia até à materialização em livro).

2. “As Aventuras do Capitão: O Regresso de Tritão o Terrível”

Projecto de final de curso da Faculdade de Belas-Artes – 1996

3. “Lig & Mandu – Os Crápulas da Montanha”

Projecto de livro inédito

4. Animações e Tiras Humorísticas para Internet

“Os Especialistas”- Série de tiras humorísticas no Sapo

Segurança na Internet – Tiras semanais didácticas sobre segurança na internet 

- Richard Câmara

Prémio Melhor Ilustração para Livro Infantil – “O Homem que ia contra as Portas”

- Ano Editorial

Livros Nomeados para Prémios Nacionais de BD 2011

Under Siege

Jogo de Playstation editado com uma BD

Filipe Andrade e Filipe Pina 

- Concursos de BD

Tema: O Humor é uma Coisa Séria

Concurso de BD Escalão A

Concurso de BD Escalão A +

Concurso de BD Escalão B

Concurso Municipal Infantil

Além do Fórum Luís de Camões, as exposições do Amadora BD são descentralizadas por outros espaços da Amadora: 

GALERIA MUNICIPAL ARTUR BUAL

Exposição de Fernando Relvas

CASA ROQUE GAMEIRO

  Ilustração de Yara Kono – Prémio Nacional de Ilustração 2010 – DGLB

RECREIOS DA AMADORA

AmadoraCartoon

Bandeira, Natalino Melchiades, Luís Afonso (Portugal), Efaat (Egipto), Elena Ospia (Colômbia)

CNBDI

História com Humor, a História de Portugal na obra de Artur Correia e António Gomes de Almeida

MUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA

- Um Dia há Quatro Mil Anos, Um Menino como Eu, João Martins

BIBLIOTECA MUNICIPAL FERNANDO PITEIRA SANTOS

- José Pires, 50 Anos de BD

ESCOLA SUPERIOR DE TEATRO E CINEMA

- É de Noite que Faço as Perguntas, David Soares, André Coelho, Daniel Silvestre Silva, João Maio Pinto, Jorge Coelho, Richard Câmara. 

HORÁRIOS DAS EXPOSIÇÕES:

Núcleo Central

Forum Luís de Camões

R. Luís Vaz de Camões

Brandoa

2ª, 3ª, 4ª, 5ª feira, domingo e feriado – das 10h às 20h

6ª feira e sábado – das 10h às 23h

Casa Roque Gameiro

Largo 1º de Dezembro

Venteira

21 436 90 58 (telefone)

2ª feira a sábado – das 10h às 12.30h e das 14h às 17.30h

encerra aos domingos e feriado

Galeria Municipal Artur Bual

Av. MFA – edifício dos Paços do Concelho

Mina

21 436 90 59 (telefone)

3ª a 6ª feira – das 10h às 12.30h e das 14h às 18h

sábado, domingo e feriado – das 15h às 18h

Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem

Av. do Brasil 52 A

Falagueira

21 436 90 57 (telefone)

2ª a 6ª feira – das 9.30h às 12.30h e das 14.30h às 18h

sábado e domingo – das 14h às 19h

Recreios da Amadora

Av. Santos Matos

Venteira

21 436 90 55 (telefone)

3ª feira a domingo – das 14h às 17.30h

encerra à 2ª feira

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

Av. Conde Castro Guimarães 6

Reboleira

21 436 90 54 (telefone)

3ª a 6ª feira – das 10h às 19h

2ª feira e sábado – das 10h às 18h

encerra ao domingo

Escola Superior de Teatro e Cinema

Av. Marquês de Pombal 22 B

Mina

21 498 94 00 (telefone)